
Estreou no último dia 5 de maio a série Silo, produção de ficção científica que está dando o que falar atualmente. Disponível no catálogo do Apple TV+ — mesmo serviço responsável por Ruptura — a trama explora a história das últimas 10.000 pessoas que vivem em um colosso de concreto de 144 andares de profundidade sob a superfície tóxica e mortal da Terra.
Com uma premissa não tão inovadora, mas instigante, Silo é um verdadeiro fenômeno no Apple TV+, a ponto de roubar o primeiro lugar de produto mais assistido de Ted Lasso e impulsionar o serviço a bater recorde de audiência em maio junto a outros fenômenos como a série de comédia supracitada e a minissérie A Última Coisa Que Ele Me Falou.
Se você está pensando em dar uma chance a Silo, mas ainda não sabe o suficiente sobre a série antes de tomar sua decisão, fica com a gente pois iremos mostrar nesta publicação especial tudo o que você precisa saber sobre a série, como a sua história principal, o elenco, a possibilidade de uma segunda temporada e muito mais!
O que é um Silo?
Assim como séries como The 100 e See — esta, do próprio Apple TV+, Silo se passa em um futuro trágico e tóxico em que Juliette (ou Jules) é uma engenheira independente e trabalhadora que vive em uma comunidade subterrânea chamada Silo. O nome do local é devido ao formato semelhante ao reservatório agrícola destinado ao armazenamento de produtos em seu interior.
O silo gigante tem centenas de andares de profundidade e é a única maneira de prover a sobrevivência das pessoas em um planeta devastado pela toxidade, no qual até mesmo o ar é venenoso. Como em praticamente toda sociedade pós-apocalíptica, os sobreviventes desse local são forçados a seguir algumas regras estritas que os “criadores” acreditam serem essenciais para a sobrevivência de todos.

Porém, alguns dos integrantes não estão nada satisfeitos com esse panorama e simplesmente se rebelam contra os regulamentos e quebram as regras pré-estabelecidas pelo Silo, com a esperança de um dia poderem viver em um futuro melhor. Tais pessoas, obviamente, são consideradas perigosas e recebem uma punição severa sempre que são descobertas.
Qual o plot principal da série?
A regra mais importante do Silo é não falar ou nem mesmo pensar em sair de casa. Qualquer pessoa que manifeste o desejo de fazê-lo é imediatamente enviada para o lado de fora com a missão de limpar os sensores externos que funcionam como espécies de câmeras para o mundo exterior — as quais permitem que quem está no comando da cidade subterrânea veja o estado atual do planeta.
Acontece que se rebelar contra o Silo é praticamente um caminho sem volta, visto que quem é enviado para o lado de fora, mesmo que com o simples objetivo de limpar os sensores externos do Silo, é rapidamente dominado pelos gases tóxicos presentes na atmosfera devastada, o que significa que há uma sentença de morte, a qual certamente acontece minutos após a saída.
Esse panorama ganha potencial de mudança depois que Jules, que é bastante determinada, responsável e teimosa, é recrutada para se tornar a xerife do Silo. De início, ela não está nada interessada em deixar suas máquinas, mas se vê envolta no mistério sobre a decisão do ex-xerife e de sua esposa de deixarem o Silo para “limpar” — o que, na prática, significa que eles se suicidaram.
Outro mistério diz respeito à morte de seu namorado, que é bastante curioso e saiu em busca de respostas sobre a verdadeira natureza do Silo e acabou morrendo — para Jules, assassinado. Com o distintivo de xerife, ela finalmente terá o poder e vários mecanismos nas mãos para investigar esses e outros acontecimentos que vêm perturbando sua cabeça.
Qual é o elenco de Silo?
A série conta com um elenco de primeira, começando pela intérprete da protagonista, Rebecca Ferguson. Dando vida a Jule na produção, ela é conhecida principalmente pelo seu papel como Ilsa Faust na franquia Missão Impossível. Outro filme — este, bastante recente — que conta com a famosa em seu elenco é Duna (2021), longa em que ela interpretou Lady Jessica Atreides.

Tim Robbins está interpreta Bernard, o chefe do departamento de tecnologia sedento por poder. O ator dispensa comentários, pois se tornou uma das maiores estrelas de Hollywood após interpretar Andy Dufresne no sucesso de bilheteria e clássico Um Sonho de Liberdade (1994) . Ele também fez sucesso na adaptação de 2005 de Guerra dos Mundos, interpretando Harlan Ogilvy.

Outro destaque na série é David Ovelowo — pelo menos na primeira parte, enquanto seu personagem, o xerife Holston, ainda está vivo. O início da trama mostra seu desespero para descobrir o que motivou sua esposa a deixar o Silo para limpar voluntariamente os sensores externos do local. David ganhou destaque ao interpretar Martin Luther King no filme Selma (2014).

Harriet Walter, que fez sucesso em filmes como Rocketman e na aclamada série Succession, interpreta a melhor amiga e confidente de Jule, Martha. Sua habilidade em consertar coisas é altamente valorizada nesta sociedade hierárquica onde os recursos são escassos, trabalhando em um lugar onde a tecnologia antiga é consertada e reaproveitada no contexto do Silo.

O elenco ainda conta com nomes como Amelie Child-Villiers, Rashida Jones, Common, Avi Nash, Rick Gomez, Will Patton, Geraldine James, Sophie Thompson, Ferdinand Kingsley, Shane McRae, Charlie Coombes, Billy Postlethwaite, Remmie Milner, Ida Brooke, Matt Gomez Hidaka, Iain Glen, Henry Garrett, Sienna Guillory, Chinaza Uche, Lee Drage, Will Merrick e Paul Herzberg.
Silo é baseada em uma história real?
Embora produções futurísticas possam, por vezes, ser inspiradas em acontecimentos e sociedades do mundo real atual, aparentemente esse não é o caso de Silo. Mesmo assim, a série é inspirada em uma série de livros de Hugh Howey, cujo primeiro título é Wool — que, inclusive, serve de inspiração para a história da primeira temporada da série e foi o primeiro nome cogitado para a produção.
Silo terá uma segunda temporada?
Embora o Apple TV+ ainda não tenha se pronunciado sobre uma possível continuação de Silo, o sucesso que a série vem fazendo no catálogo do serviço de streaming indica possibilidades muito grandes de renovação para uma segunda temporada. Isso porque até agora a produção vem rendendo recordes e mais recordes para o serviço e alcança uma boa repercussão.

Outro fator que pode ser decisivo para que a Apple confirme uma segunda temporada da série é que a primeira se baseia em um único livro, o primeiro da trilogia Silo — o que significa que ainda tem muita história para ser contada, ainda mais levando em consideração que a adaptação feita pela Apple é bastante fiel à história original até o presente momento.
Silo já está completamente disponível?
Como faz com praticamente todas as suas séries, o Apple TV+ disponibilizou um número limitado de episódios de Silo — neste caso, 2 — na sua estreia, que aconteceu em 5 de maio. Os demais vêm sendo liberados todas as sextas-feiras, e assim acontecerá até o dia 30 de junho, quando será exibido o último episódio (de 10) da primeira temporada.
Comentar