Início » Sergio matou mesmo os pais? Conheça a história e entenda o final de Silêncio, série da Netflix com Manu Rios
Netflix Notícias Séries

Sergio matou mesmo os pais? Conheça a história e entenda o final de Silêncio, série da Netflix com Manu Rios

Silêncio chegou ao catálogo da Netflix. (Foto: Divulgação)
Silêncio chegou ao catálogo da Netflix. (Foto: Divulgação)

Se você é fã de terror psicológico, você pode querer dar uma chance para Silêncio, que é a mais nova minissérie espanhola da Netflix. Criada por Ailton Gabilondo e contando com Arón Piper e Manu Ríos (estrelas da série Elite) como protagonistas, a produção vem se firmando no catálogo de streaming do serviço de streaming, sendo uma das mais assistidas do momento na plataforma.

Como já mencionamos, a produção acompanha a vida conturbada de Sergio Ciscar, um homem que é liberto da prisão depois de ser colocado na cadeia por matar os seus próprios pais. Mas como será que esse crime acontece e como a história da primeira temporada da série se desenrola? Qual é a explicação para seu final? É isso que você saberá nessa publicação especial sobre Silêncio!

O contexto da história

A trama começa seis anos após a trágica morte dos pais de Ciscar, que foram aparentemente empurrados da varanda de sua casa pelo filho, que foi preso, julgado e condenado pelo crime brutal. Agora, no entanto, o juiz responsável pelo caso emitiu uma ordem de libertação, a qual permitirá que Sérgio se integre novamente à sociedade fazendo parte de uma casa administrada por Natanael Torroja, um religioso.

Esse pode ser um período de intensa reviravolta na vida do rapaz, já que desde o incidente ele não falou com mais ninguém — silêncio esse que, inclusive, foi admitido pelas autoridades como uma espécie de confissão de culpa e o levou à prisão. Ele nem mesmo se defendeu quando a polícia fazia a reconstituição do crime, tendo contato verbal com pouquíssimas pessoas, e apenas quando bem entendia. Dessa forma, mesmo sem qualquer confissão ou prova concreta de que o rapaz matou os pais, a versão da polícia que o colocou como culpado foi aceita.

Ana na série Silêncio (Foto: Divulgação)
Ana na série Silêncio (Foto: Divulgação)

Agora, no presente, uma psiquiatra chamada Ana Dussuel e sua equipe planejam observar o dia a dia de Sergio através de câmeras escondidas para determinar o estado psicológico atual do rapaz e seu nível potencial de ameaça. Assim, a justiça pode ter certeza de que ele está mesmo apto a deixar a prisão e viver em sociedade sem machucar alguém.

Uma das primeiras coisas que ele faz em liberdade é procurar se reconectar a sua irmã Noa, que estava no local da morte de seus pais na data fatídica. Como ela acabou sendo afastada do irmão mais velho após a prisão dele e o rapaz não tem mais qualquer contato, ele usa uma garota de 22 anos, Marta, que costumava ensinar piano para a sua irmã e sempre foi obcecada por ele, para encontrar a jovem.

O papel de Marta

Uma das únicas pessoas que acreditam, no fundo, na bondade do protagonista, Marta também é usada por Ana para investigar a mente de Sérgio. A psicóloga convence a jovem de que também está tentando ajudar Sérgio ao tentar entender o verdadeiro motivo que o fez cometer os supostos crimes. A jovem aceita ajudar e se aproxima de Sérgio, que pretende se abrir para ela.

A proximidade entre os dois, no entanto, vira um problema quando o namorado de Marta, Eneko, fica contrariado ao ver a amada se aproximando de um condenado por assassinato. Mas a jovem não o ouve e entrega a Ana vídeos do telefone de Noa que estavam em posse de Sergio. Todo esse contato entre os dois prejudica em cheio a vida social da jovem, que se vê envolvida em um boato de que estaria namorando o rapaz.

Marta na série Silêncio, da Netflix (Foto: Divulgação)
Marta na série Silêncio, da Netflix (Foto: Divulgação)

Através dos vídeos, Ana descobre que Sergio tomava medicamentos controlados antes da morte dos pais, coisa que ele confirma em conversa com Marta. Esses detalhes fazem a psicóloga ficar ainda mais obcecada com o caso, a ponto de sua equipe suspeitar que há algo de errado com ela, já que a mulher vem tomando decisões questionáveis no sentido de provar uma suposta inocência do protagonista.

Mais tarde, é revelado que a mulher já trabalhou com a mãe de Sergio, Blanca. Ela recebe uma bolsa cheia de pesquisas da mulher sobre o filho, que é dotado de grande inteligência, mas conta com problemas de autocontrole. O rapaz tinha episódios violentos que foram estudados a fundo por Blanca, que resolveu tratar esse lado sombrio do rapaz com várias drogas.

Pedras no caminho

Ao assistir as imagens, Ana é transportada para uma sala escondida dentro da casa de Sergio, onde ela tem acesso às várias drogas que eram usadas para tratá-lo. Javier, o pai do rapaz, costumava colaborar com vários laboratórios que faziam ensaios clínicos e a psicóloga quer descobrir o que há de fato neste medicamento em específico e se ele é de algum desses laboratórios.

O experimento de Ana, no entanto, chama a atenção do sub-inspetor Cabrera, que objetiva sabotar a jovem de uma forma ou de outra. Ele acaba manipulando alguns companheiros de equipe e os convence a entregar-lhe a droga encontrada na casa de Sergio. Isso, trabalhando em conjunto com Aguirre, que é o advogado que defendeu o rapaz quando ele foi preso.

Cabrera dificulta o trabalho de Ana em Silêncio (Foto: Divulgação)
Cabrera dificulta o trabalho de Ana em Silêncio (Foto: Divulgação)

Os dois dão um jeito de se livrar das tais drogas, já que elas estão ligadas a laboratórios que eles tentam proteger. Ele ainda encontra a justificativa perfeita para dar um fim ao experimento de Ana quando Sergio para de ir à delegacia ou à instituição de Torroja, o que faz a psicóloga recorrer à última pessoa que ainda pode ajudar o protagonista nessa história: Noa.

Para entrar em contato com a irmã, Sergio faz um acordo com a tia e troca a herança de seu avô em troca do número de telefone da menina. Dá certo, e Noa aparece na porta do irmão ao receber sua mensagem, sendo a primeira pessoa para quem o protagonista revela o que realmente aconteceu no dia da morte de seus pais. Spoiler: ele é inocente.

Sergio matou seus pais?

Segundo o rapaz, Blanca também estava planejando medicar Noa, o que foi rapidamente rejeitado tanto por ele quanto por seu pai, que empurrou acidentalmente Blanca da varanda enquanto discutiam. Se sentindo culpado pelo acontecido, Javier pulou logo na sequência. Ele diz que não revelou nada disso antes porque queria proteger Noa de ver seus pais de uma forma negativa.

Quando os policiais chegaram, eles tiveram certeza de que foi Sergio quem cometeu o crime, e ele nunca alegou sua inocência, pois ninguém acreditaria nele. Após o acontecido, Noa foi adotada por Ana e seu marido e atualmente mora na casa de Ana como filha. Agora, no entanto, ela deve decidir se ficará com a mulher que a criou após ela virar uma órfã ou com seu irmão.

Silêncio é o mais novo fenômeno da Netflix (Foto: Divulgação)

A jovem decide ficar com Sergio, já que sempre lutou para se encaixar na sociedade e se sentiu diferente, assim como o protagonista. Por causa do trauma do passado, ela nunca conseguiu ter um relacionamento saudável com sua família ou com seus amigos no geral, o que é um trauma que os dois tiveram que enfrentar juntos, mesmo que cada um a sua maneira.

No final, Sergio retorna à mesma varanda onde seus pais foram mortos e Ana se junta a ele. Assistindo à série, percebemos que um dos dois se jogou do local, mas não sabemos exatamente quem.

O verdadeiro vilão é preso

No fim, descobrimos que o grande vilão da história é justamente quem na teoria deveria lutar pela justiça, Cabrera. Ele está à procura de atiradores de elite apenas para matar Sérgio. Ele é descoberto subornando pessoas e destruindo informações relacionadas a alguns laboratórios. Ele é pego com um dos frascos da medicação usada por Blanca para tratar Sergio, o que acaba o fazendo ser preso.

Tudo indica que ele queria atrapalhar as investigações de Ana e devolver Sergio para a prisão para impedir que os laboratórios para os quais trabalhava secretamente não fossem descobertos. Mas ele acabou sendo traído justamente por um rapaz da equipe de Ana em quem havia depositado sua confiança, mas não esperava que ele fosse se voltar também contra seus objetivos.

Sobre o autor

Douglas Nascimento

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário