
Muito tem se falado sobre o quanto estão mudando o teor de cenas de alguns filmes e séries sobre heróis. Isto se percebe principalmente por conta da violência apresentada, o que faz com que muitos pais fiquem receosos de entregarem um streaming completo para seus filhos.
Veja também – Nicolas Cage discorda de diretor e garante que filmes da Marvel não “roubam lugar” de outras produções
Estudos sobre a Classificação Indicativa comprovam o quanto os menores podem ser impactados com as cenas de produtos audiovisuais. É neste sentido que polêmicas como a recente envolvendo o filme de Danilo Gentili facilmente são evitáveis quando se considera este recurso de proteção parental.
Ainda assim, há pais preocupados com o quanto a Marvel tem pesado a mão com relação as cenas explícitas. Observou-se que a série Falcão e o Soldado Invernal tinha muito sangue e morte, numa série com Classificação Indicativa não recomendável à menores de 16 anos.
Veja também – Marvel está preparando nova série ambientada no espaço
Meses depois, discretamente e sem muito alarde, percebeu-se por exemplo que os episódios não continham mais o sangue e nem mostrava a vítima com o corpo cheio de tiros. Por recurso de edição, além de apagar a violência, também se percebe o uso de zoom em alguns momentos. Ainda não se sabe quais outras séries e filmes também sofreram alterações do tipo.
Perceba por exemplo na cena abaixo, em que o cientista da Hydra aparecia com os olhos entreabertos, além de ter sangue na boca e espalhado por todo seu corpo. Com a alteração, ele aparece apenas com os olhos fechados para indicar sua morte:

Comentar