Início » Santuário do Sumô, saiba se Shizuuchi matou a família e entenda quem vence a luta no final da série da Netflix
Netflix Notícias Séries

Santuário do Sumô, saiba se Shizuuchi matou a família e entenda quem vence a luta no final da série da Netflix

Santuário do Sumô (Foto: Reprodução/Netflix)
Santuário do Sumô (Foto: Reprodução/Netflix)

A Netflix estreou ontem a sua mais nova série oriental, Santuário do Sumô, que relata os bastidores do sumô com um pano de fundo pra lá de complexo envolvendo a vida de dois homens, os quais contam com história semelhantes, mas decidiram tomar rumos diferentes em suas vidas. Agora, no entanto, suas histórias se traçam e eles devem se enfrentar em uma luta brutal.

Santuário do Sumô tem uma primeira temporada bastante instigante e repleta de reviravoltas, mas ficam algumas dúvidas para quem ainda não pôde acompanhá-la por completo ou simplesmente quer saber da história antes de todo mundo. Ficou curioso? Então, se prepara, pois vamos explicar a história e o final da primeira temporada da produção.

Quem é Kiyoshi?

Comecemos falando do protagonista da trama, Kiyoshi, um jovem que nunca teve vontade ou se interessou pelo sumô (apesar de ter porte físico para tal), sempre recusando as ofertas constantemente feitas por Ensho, um líder renomado de um centro de treinamento de sumô em Tóquio. Mas ele se vê em um momento familiar pra lá de conturbado que o faz considerar tal alternativa.

Extremamente frustrado com sua vida atualmente, ele sempre que teve que trabalhar na loja de sushi de seus pais como filho único para ajudar a família. Mas a loja está fechada há muitos anos, já que seu pai teve que enfrentar perdas dolorosas e inesperadas em seu negócio. Sua mãe se prostitui e até mesmo passou a pedir dinheiro emprestado a vizinhos.

Santuário do Sumô (Foto: Reprodução/Netflix)
Santuário do Sumô (Foto: Reprodução/Netflix)

Com o pai idoso e debilitado, Kiyoshi treina judô desde a infância, mas nunca deu muito moral para o sumô, esporte tradicional. Fisicamente forte, ele acaba cedendo aos apelos de Ensho, que conhece bem a força física do rapaz e sua experiência no judô e consegue convencê-lo a largar tudo e adotar o nome Enno para se juntar ao seu centro de treinamento.

Mesmo contrariando seus desejos, o agora Enno aceita enfrentar esse desafio especialmente pelo dinheiro, de modo que ele não se importa com glória ou respeito como a maioria dos lutadores de sumô profissionais do país. Esses detalhes causam dificuldades para ele dentro do ringue, as quais serão exploradas mais para a frente na série e lhe darão muita dor de cabeça.

Quem é Shizuuchi?

Apesar de Enno ser reconhecidamente o protagonista de Santuário do Sumô, outro personagem acaba compartilhando, de fato, esse posto com ele ao decorrer da trama. Trata-se de Shizuuchi, um lutador de sumô já consagrado com um bom histórico de vitórias em lutas livres. Mas ele conta com um verdadeiro mistério em seu passado que permanece adormecido.

Santuário do Sumô (Foto: Reprodução/Netflix)
Santuário do Sumô (Foto: Reprodução/Netflix)

Embora de certa forma consagrado, Shizuuchi se comporta de maneira calma e reservada, quase não falando com ninguém. Enno percebe essa personalidade um tanto quanto introvertida do jovem e certo dia o observa parado olhando para uma grande cerejeira. O rapaz observa que o lutador conta com cicatrizes de queimaduras na lateral do rosto, o chamando de “duas caras”.

Shizuuchi matou sua família?

Sua atitude reservada faz com que ele também não seja popular entre os colegas do centro de treinamento. O grande motivo para essa personalidade silenciosa vem à tona para o público quando um repórter passa a investigar um antigo caso de assassinato, no qual, no passado, uma mulher e seu filho foram encontrados mortos e o grande suspeito do crie era o filho mais velho dela.

Esse filho era justamente Shizuuchi, mas a verdadeira história bem mais complexa do que se costuma imaginar. Mãe solteira, a mulher sofria para criar seus dois filhos sem nenhuma renda estável. Assim como a mãe de Enno, ela passou a pedir dinheiro a vizinhos, mas nunca teve dinheiro suficiente para pagar os agiotas e acabou entrando em um ciclo de dívidas por não poder pagar.

Pressionada até mesmo publicamente, ela acabava descontando muitas vezes nos filhos e atribuindo a eles o motivo de sua miséria, embora tantas outras vezes os enchesse de amor. É possível, inclusive, que as cicatrizes no rosto de Shizuuchi tenham sido resultado de alguma ação de sua mãe. Ele, no entanto, era maduro o suficiente para perceber que ela não era mentalmente saudável.

Santuário do Sumô (Foto: Reprodução/Netflix)
Santuário do Sumô (Foto: Reprodução/Netflix)

Determinado dia, o rapaz encontrou sua mãe nos fundos de sua casa após ela cortar a garganta de seu irmão mais novo com uma faca. Após isso, a mulher cortou a si própria e cometeu suicídio. Shizuuchi ficou imóvel por um bom tempo e provavelmente foi encontrado na cena do crime, levando a culpa pelo acontecido até hoje e se reprimindo após a cena macabra.

Provavelmente, a mulher nunca planejou matar Shizuuchi justamente por saber que ele poderia ganhar a vida como lutador de sumô, já que ele era habilidoso desde a infância. O que ela não imaginava era que ele nunca mais seria o mesmo após o acontecido, mas mesmo assim ele tenta seguir os conselhos da mulher de continuar sorrindo mesmo em momentos de luto.

Um novo nome entra na jogada

Começa o tão aguardado torneio de sumô e, ao mesmo tempo, o dono de um centro de treinamento rival, Inushima, começa a conspirar contra os lutadores de Ensho por causa de uma rixa do passado. Ele era um lutador talentoso no passado com potencial para se tornar um campeão, mas só não conseguiu por causa da forte concorrência de Ensho, ainda mais talentoso.

Como agora é membro da Associação Japonesa de Sumô, ele conta com seu poder para atrapalhar os planos do rival, fazendo com que o comitê intencionalmente coloque o poderoso Shizuuchi para lutar contra Enya, lutador do centro de Ensho que está em fim de carreira e luta contra uma lesão no joelho, tendo recebido dos médicos a orientação para parar de lutar.

Santuário do Sumô (Foto: Reprodução/Netflix)
Santuário do Sumô (Foto: Reprodução/Netflix)

Como esperado, Enya é derrotada por Shizuuchi, o que faz com que Inushima continue com seus esforços para ridicularizar o rival e seus lutadores. Dessa vez, ele arruma uma luta entre o poderoso lutador e Enno, mas pouco antes do confronto acontecer nos deparamos com outro homem em cena, o jornalista Yasui, que acabará chantageando Shizuuchi.

Faltando com a verdade, o homem afirma que pode provar o envolvimento dele com Shizuuchi nos assassinatos de sua mãe e seu irmão, ameaçando divulgar a notícia para a imprensa. Ele só não fará isso caso ele perca intencionalmente a luta contra Enno. Isso deixa claro que o jornalista foi contratada por alguém para chantagear o lutador, mas nem mesmo ele tem certeza de quem fez isso.

É que o jornalista recebeu um email anônimo com as informações e com a garantia de que o artigo em questão o tornaria imensamente popular caso Shizuuchi não cedesse à chantagem. Mas isso não acontece e Enno quase sai quebrado da primeira luta, ao mesmo tempo que o jornalista não vaza as informações e investiga para descobrir quem as enviou.

Santuário do Sumô (Foto: Reprodução/Netflix)
Santuário do Sumô (Foto: Reprodução/Netflix)

Descobrimos que o responsável pelo vazamento foi o lutador em ascensão Ryuki, que sempre sofreu pressão de seus pais para se tornar um lutador de sumô de nível superior. Ele nunca gostou muito de luta e até mesmo ficou doente com o estresse gerado por essa pressão, mas se via obrigado a cumprir as expectativas de seu pai e se mostrou capaz de fazer uma loucura.

Como Shizuuchi estava se aproximando de seu histórico pessoal de lutas ganhas e em breve os dois teriam que se enfrentar, ele viu a chantagem como uma saída para deixá-lo longe dos tatamis — o que acabou custando a relação com sua mãe, visto que a mulher seduziu um homem para livrar a pele do filho para esconder a armação e fugiu de casa para sempre.

Enno derrotou Shizuuchi?

Depois que se estabeleceu como um lutador de sumô no centro de treinamento de Ensho, Enno se vê obrigado a enfrentar vários desafios, a maioria por causa dos planos sórdidos de Inushima. Na primeira luta com Shizuuchi, por exemplo, ele ficou gravemente ferido e teve até sua orelha arrancada. O processo de recuperação foi doloroso, ainda mais sabendo que teria a luta de volta pela frente.

Se não bastasse isso, o protagonista também começa a enfrentar desafios de cunho pessoal, como sua relação com Nanami, a qual fingiu estar romanticamente interessada nele, mas na verdade só queria seu dinheiro. Ainda por cima, tudo piora quando o rapaz descobre que ela pode estar usando uma identidade falsa, o que é um verdadeiro banho de água fria.

Santuário do Sumô (Foto: Reprodução/Netflix)
Santuário do Sumô (Foto: Reprodução/Netflix)

Outra pessoa que entrou em sua vida foi Murata, que se ofereceu para ser patrono de Enno após ele vencer a competição de seu nível no torneio, mas acabou o jogando para escanteio depois que o rapaz sofreu algumas derrotas. Os dois brigaram e, numa tentativa de se vingar de Enno, ele acabou dormindo com Nanami, a mulher que ele acreditava lhe amar.

O final da primeira temporada

Mas tudo isso ficou para trás e agora nosso protagonista tem a oportunidade de focar no que realmente importa: a luta final com Shizuuchi. Este, embora mais forte e ágil que Enno, não estava totalmente focado na luta, já que a dor de ter perdido a mãe e o irmão daquela maneira trágica ainda estava viva em sua mente.

Após a chantagem sofrida pelo jornalista Yasui, ele visita a casa em que tudo aconteceu na sua infância mais uma vez e é um momento pra lá de terapêutico. Passar um tempo no local agora, com idade mais madura, o ajudou a se livrar de um fardo pesado que ele carregava há muito tempo.

O final da primeira temporada trata o rapaz quase como protagonista, dando um grande destaque à luta final entre os dois. Não sabemos quem a venceu, já que este é o gancho para a próxima temporada, visto que a primeira termina exatamente no momento em que os dois estão prestes a se enfrentar.

Sobre o autor

Douglas Nascimento

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário