Início » Saiba como nova animação da Pixar pode representar “enterro” dos cinemas
Destaque Disney+ Notícias

Saiba como nova animação da Pixar pode representar “enterro” dos cinemas

Red: Crescer é uma Fera estreou no Disney+ (Foto: Divulgação)

Esta sexta-feira, 11 de março, foi marcada pela chegada de uma super novidade no universo das plataformas de vídeo. Trata-se de Red: Crescer é uma Fera. A animação conta a história de adolescentes em plena puberdade.

Os anseios de Meilin Lee, uma garota de 13 anos, são retratados quando ela se transforma num panda, animal considerado ícone da cultura chinesa. Sempre que afloram suas emoções, seja de felicidade, tristeza, ansiedade, estresse, este panda surge como uma metáfora a puberdade.

É o primeiro longa de Domee Shi, cineasta conhecida mundialmente por vencer o Oscar de Melhor Animação em curta no ano de 2019 por conta de Bao. Além dela participar deste marco, provavelmente faz parte da aceleração de um processo evidente.

O Disney+ estaria usando Red como parte de uma estratégia para encerrar com os lançamentos nas telonas. A tendência pode terminar de enterrar os cinemas, que já foram arduamente impactados por conta das restrições impostas pela pandemia.

A nova animação da Pixar trata-se da terceira a ser lançada exclusivamente nas plataformas de vídeo, tática que pode continuar se intensificando. Prova disto é que a estreia de Red seria nos cinemas e depois foi cancelada.

Sob justificativa de valorizar mais os streamings e atrair novos assinantes, ainda há quem tenha esperanças de que a Disney e outros conglomerados gigantes possam voltar atrás nisto que pode ser o início de um ciclo de deterioração do cinema.

“Por todas as declarações que eu vejo de executivos da Disney, eu acho que eles prezam muito pelo cinema e não querem engolir a experiência desse ambiente que é importante também. Se faz sucesso no cinema, fará no streaming. Além disso, financeiramente é difícil milhões de assinaturas pagarem tão bem como uma estreia nos cinemas da China, por exemplo. Eu não acredito que vão encerrar essa atividade”, afirmou Renata Boldrini, do Ingresso.com, em entrevista ao UOL.

Sobre o autor

Gustavo Souza

Mestrando em Comunicação, pesquisador em Mídia e Infância e especialista em bate-papo sobre o universo da TV, novelas, cinema e streamings.

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário