
Não há como negar o fascínio que histórias vividas em outros tempos possuem no cinema e na TV. Os streamings há muito perceberam esse filão e investem constantemente em produções de época ambientadas em séculos passados, que têm o poder de prender a sua atenção.
Veja também: Crise? Netflix perde 200 mil assinantes e estuda lançar novo plano econômico
Algumas dessas histórias ganham destaque não apenas pela temática e atuações impecáveis, mas também pelos belíssimos figurinos e ambientações. É o caso de títulos de época como “Downton Abbey” e “El Cid”, que nos transportam para universos distantes de forma absolutamente imersiva e fazendo com que tenhamos vontade de voltar no tempo.
Veja também: Lançamentos do Prime Vídeo do mês
Se você também ama séries de época, fique agora com essas dicas que você encontra na Amazon Prime Video.
1. Downton Abbey

Essa série britânica se passa na Inglaterra do início do século XX e conta a história dos Crawley, uma família de aristocratas que luta para manter o legado da propriedade rural Downton Abbey.
Após a morte de um parente que estava à bordo do Titanic, o chefe da família, Robert Crawley (Hugh Bonneville) descobre que o novo herdeiro da propriedade é um sobrinho distante, Matthew Crawley (Dan Stevens), um advogado com pensamentos modernistas.
Enquanto o clã vive as alegrias, os dilemas e as tristezas dos acontecimentos do momento, os criados têm uma rotina atribulada para atender seus patrões com o maior respeito e eficiência, como manda as regras da época.
2. El Cid

“El Cid” conta a história do homem por trás da lenda, Rodrigo Díaz de Vivar, também conhecido como “Ruy” (Jaime Lorente) e sua trajetória épica de menino pobre a herói de guerra e escudeiro do rei.
Enquanto busca se manter intacto as tramas da complexa nobreza que tenta controlá-lo, Ruy precisa conciliar mundos tão opostos para garantir seu lugar dentro da poderosa monarquia.
Ele embarca, então, numa jornada épica pela Península Ibérica, lutando em guerras religiosas e conquistando novos territórios. Um homem à frente do seu tempo, que ganha a admiração até de povos rivais e se torna um herói nacional.
3. Carnival Row

Por que não misturar uma série de época com fantasia? “Carnival Row” é um bom exemplo disso. A trama é ambientada em uma versão fantasiosa da era vitoriana repleta de criaturas imigrantes mitológicas cujas terras exóticas foram invadidas pelo homem. Elas lutam para coexistir com os seres humanos, mas são proibidos de viver, amar ou voar com liberdade.
Na história, acompanhamos a personagem Vignette Stonemoss (Cara Delevingne), uma jovem fada que se apaixona por um humano, Rycroft Philostrate (Orlando Bloom), mas presencia sua morte durante a guerra da temida organização conhecida como Pacto contra as criaturas mágicas.
Anos após a guerra assolar sua terra natal, Vignette foge da contínua perseguição e se refugia na cidade neo-vitoriana de Burgue. Lá, ela precisa lidar com uma descoberta aterradora, Philo está vivo e agora trabalha como policial encarregado de investigar uma série de misteriosos assassinatos que estão acontecendo.
4. Hernán

A série “Hernán” narra a sangrenta conquista do império asteca pelos conquistadores espanhóis. Quando Hernán Cortés (Óscar Jaenada), um diplomata habilidoso, com ambiguidade moral e gênio militar, chega ao país, as culturas contrastantes dos colonizados e do colonizador entram em choque.
A narrativa da trama se dá a partir dos pontos de vista de oito protagonistas, entre eles, o do imperador Montezuma II e do próprio Hernán Cortés, cujo os passos acompanhamos desde a chegada à costa de Yucatán, em 1519, até à queda da mítica Tenochtitlan, capital do império asteca.
É a história do México contada em oito episódios de tirar o fôlego.
5. Destino: La Templanza

Baseada no livro homônimo de María Dueñas, a série “Destino: La templanza” é uma produção ambientada no final do século 19 acompanha a dramática história de amor entre Mauro Larrea (Rafael Novoa) e Soledad Montalvo (Leonor Watling), tendo como pano de fundo diferentes lugares – entre eles, México, Cuba, Inglaterra e Espanha.
Mauro é um mexicano-espanhol que fez fortuna com seu trabalho nas minas de prata. Entretanto, a crise e as dívidas quase o levam à falência, de modo que ele precisa usar seus últimos recursos para ter a chance de se recuperar.
Agora morando em Havana, o viúvo de 47 anos consegue mudar de sorte ao ganhar, por meio de uma aposta, um império de vinícolas em Jerez, na Andaluzia. Lá, ele conhece a refinada Soledad, uma mulher casada, mãe de quatro filhas e herdeira original do patrimônio que Mauro abocanhou. Depois que seus caminhos se cruzam, os dois não veem outra opção que não se unir para superar todas as adversidades.
Comentar