
Antes mesmo de estrear, ‘Lightyear’ já vem causando enorme polêmica no mundo. Trazendo um beijo gay em uma animação, coisa rara, o filme recebeu mais banimentos em alguns países do Oriente Médio.
De acordo com a Variety, o spin-off especial de Buzz Lightyear, famoso na franquia de ‘Toy Story’ da Disney, vem causando incômodo por trazer um beijo gay entre duas personagens. A princípio, sabendo dos riscos, a Disney optou por manter o beijo entre Alisha Hawthorne e sua esposa.
Veja também – Após polêmica, Disney decide manter beijo gay no filme ‘Lightyear’
Assim, a Disney acaba de perder três países do Oriente Médio onde o filme não pode ser exibido: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait. Vale lembrar, no entanto, que o filme recebeu a aprovação do governo dos Emirados Árabes para o seu lançamento oficial nos cinemas. Todavia, logo após manifestações de grupos religiosos do país através das redes sociais, o governo voltou atrás e vetou a exibição do longa.
Por outro lado, a Disney juntamente com a Pixar nem mesmo enviou o longa para os censores da Arábia Saudita já prevendo a censura. Recentemente, contudo, produções da Disney como ‘Doutor Estranho 2’ e ‘Os Eternos’ não passaram pelos censores do país. Kuwait, por sua vez, também não aprovou a exibição.
Além disso, a própria Disney quis, inicialmente, boicotar a história do filme e cortar o beijo lésbico entre as personagens. O ocorrido gerou bastante burburinho e revolta entre os criadores e produtores do longa que enviaram uma carta aberta à empresa pedindo a permanência do beijo.
Por fim, logo após toda a polêmica, ‘Lightyear’ deverá chegar aos cinemas brasileiros no dia 16 de junho de 2022.
Comentar