Início » O que terá na 2ª temporada de 1899? Tudo o que sabemos até agora
Destaque Netflix Notícias

O que terá na 2ª temporada de 1899? Tudo o que sabemos até agora

Logo da série 1899 da Netflix
2ª temporada de 1899 na Netflix: Tudo o que sabemos até agora (Foto: Divulgação)

Quem assistiu 1899 deve estar se questionando até agora: será que o que vemos está no mundo real? A série causa um bug em nossas cabeças, trazendo uma profunda reflexão ao fazer uma analogia com uma teoria muito difundida por filósofos e criada por Platão.

Veja também – 1899: Brasileira levanta provas robustas de plágio e autores rebatem acusações

A platônica Alegoria da Caverna nos questiona justamente sobre as ilusões causadas entre o mundo real e o inteligível. Na série, os passageiros de Kerberos ficaram presos em um lugar que sequer existia, uma vez que a ilusão de um mundo exterior simulado acabou confundindo a mente de todos os tripulantes do navio.

Esta narrativa de 1899 permite que possamos criar várias alternativas sobre uma possível continuação. Afinal, outras produções que falam sobre ilusões do mundo real mostram que existem várias facetas daquilo que conhecemos como o inteligível.

Veja também – Fake news “do bem”: Netflix lança estratégia (curiosa) para divulgar 1899

Ao mesmo tempo, o final de 1899 mostrou Daniel mudando tudo para fazer com que os códigos da pirâmide negra pudessem ser trocados com os da pirâmide multicolorida. Isto permitiu com que Maura passasse a ter o poder da chave, o que faria com que eles acordassem do mundo simulado para o mundo real.

Ciaran também foi desmascarado em meio a tudo isto e Daniel não quis deixar de lado a missão de salvar Maura do universo simulado. Entretanto, seu irmão impedia de salvá-la. Ao saber de toda a verdade, Maura fica completamente confusa e tenta convencer Daniel a ficar ao lado dela no momento em que ocorrer o despertar para o mundo real.

Veja também –  Gamera: Rebirth: Netflix anuncia o seu mais novo filme animado; saiba mais!

A resposta de Daniel para Maura acaba sendo no mesmo tom de toda a narrativa da série: ninguém sabe se ele está tentando despistá-la, ou se está sendo real e concreto com suas palavras, uma vez que ele diz para Maura que “sempre estará ao seu lado“. Depois, Maura desperta e percebe que o irmão está executando o Prometheus.

Ela se assusta ao ler um recado que diz o seguinte: “Que seu café comece antes que a realidade o faça“. Impressionada, logo ela relembra que foi exatamente este recado dado no Kerberos. Outra mensagem indica a quantidade de participantes do projeto experimental em que ela fazia parte.

Veja também –  Avatar: A Lenda de Aang: Netflix estaria planejando 2ª e 3ª temporada, afirma site

Em seguida, Ciaran surge com uma mensagem para Maura, o que permite entender que ele estava ciente de tudo que estava ocorrendo. Caso fosse verdadeiro o que Daniel falou, Ciaran não teria permitido que Maura despertasse para o mundo real.

Mas, esta teoria ao mesmo tempo contrasta com a possibilidade de que Maura escapou do projeto e que, por isto, recebeu a mensagem de Ciaran. Outra possibilidade se dá devido o lugar em que Maura desperta: ela acorda em uma nave, que na verdade pode ser real.

Veja também –  The Crown 5 lidera ranking das séries mais assistidas da Netflix

Ou seja: ela pode estar em um ambiente real, mas sendo manipulada ainda em um sono profundo. O ambiente serviria para fazer com que ela acreditasse que realmente se livrou da simulação. O que comprova esta tese é o fato de que Maura manteve seu filho, Eliot, vivo em porto-seguro criado por ela, o que demonstra sua capacidade de ser facilmente ludibriada.

Na segunda temporada, poderíamos acompanhar justamente a saga que mostra em qual mundo Maura está: é o real ou o simulado? Mais um motivo que pode deixar este enigma ainda mais intrigante é o fato de que Maura estava sozinha na cápsula, sem mais nenhum familiar.

Veja também –  Depois do Universo: Netflix divulga cena deletada do filme

É exibido outras cápsulas, porém nenhuma delas está ocupada. Isto pode ser uma prova de que alguém esteve lá. Também, Maura é considerada como uma criadora das simulações e isto faz total sentido, se observarmos pelo lado de que Maura queria manter Eliot vivo, fazendo com que ela se mantivesse na própria simulação e conseguisse permanecer nesse estado de bem-estar e felicidade.

Ao fim, vemos que o Prometheus é uma simulação criada para garantir a sobrevivência no Planeta Terra. Sem condições de estar no mundo real, a simulação pode ser o único caminho para a realidade de 2099, onde as condições de vida humana teriam chegado a um limite extremo.

Veja também –  Recruta: Netflix divulga primeiro trailer oficial da série; saiba quando estreia

Para suportar a existência no futuro, provavelmente foi necessário criar uma simulação em que se viajasse no tempo e amenizasse as dores do mundo real. Na segunda temporada de 1899, isto poderia ser abordado de forma mais explícita, uma vez que esta teoria ficou apenas nas entrelinhas dos episódios da primeira temporada.

Sobre o autor

Gustavo Souza

Mestrando em Comunicação, pesquisador em Mídia e Infância e especialista em bate-papo sobre o universo da TV, novelas, cinema e streamings.

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário