Início » O que acontece com os passageiros em Manifest? Entenda o final da série Netflix após a 4ª temporada
Netflix Notícias Séries

O que acontece com os passageiros em Manifest? Entenda o final da série Netflix após a 4ª temporada

Manifest (Foto: Reprodução/Netflix)
Manifest (Foto: Reprodução/Netflix)

Uma das séries mais badaladas da atualidade, Manifest teve a segunda parte da 4ª temporada finalmente disponibilizada pela Netflix, e é claro que nós aqui do Guia de Séries iremos dissecar esse desfecho tão aguardado pelos fãs, não é mesmo? É nessa continuação que muitos detalhes, segredos e mistérios sobre a série são explicados em detalhes para os espectadores.

Manifest, vale recordar, tem como mote principal uma reviravolta intrigante que acontece logo no primeiro episódio, quando um voo que deveria pousar em 2013 desaparece e reaparece em 2018. O resto do mundo avança, mas os 191 passageiros não envelhecem um dia sequer — o que, para eles, representa uma turbulência de minutos, mas para o resto do mundo, de anos.

Agora, na quarta temporada, já se passaram cinco anos desde que o avião que dá mote à existência da série pousou em Nova York. Seus passageiros, liderados por Ben, Michaela e Saanvi, são finalmente forçados a enfrentar a data de suas mortes. Eles perderam as pessoas mais próximas, o que inclui Grace e Zeke, que foram vilanizadas, presas e seguiram seus chamados divinos.

Como a série já ensinou, os passageiros serão julgados juntos pela Consciência Divina e estão bastante inseguros se fizeram o suficiente para sobreviver ao teste. A presença de Cal e sua safira mudou as coisas, mas com Angelina e muitos outros passageiros cometendo atos horríveis constantemente há um medo de que a balança possa pesar para esse lado negativo.

A chegada da Data da Morte

Um dia após o sacrifício de Cal, Michaela, Ben, Saanvi e TJ acordam com falta de ar, ao mesmo tempo que Eden, Olive e TJ vagam pela floresta e encontram um petrógrafo. A inscrição abaixo do objeto, destinado aos passageiros, foi obscurecida por uma “Classe de 1999” esculpida sobre o original. Sabendo que eles estiveram aqui antes enquanto a sua mãe tirava fotos, o grupo espera que as imagens tenham a resposta. Após despedidas sinceras, Olive, Eden, Jared e Drea voltam para casa — anteriormente assumida por Angelina — para encontrar as fotos guardadas no sótão. Quando Jared e Drea chegam para limpar o local, ela e seus seguidores sumiram.

O grande mistério passa a ser a localização deles, que entraram em uma van e estão a caminho de algum lugar (embora Adrian e Eagan parem para mexer na van — o que atrasa a viagem. Drea e Saanvi ainda ouvem uma reportagem sobre vulcões que aparecem no mundo todo e estão prontos para entrar em erupção sem aviso prévio. Com isso, o resto dos passageiros se reúnem na montanha após testemunhar o farol de safira de Cal. Eles passam o dia juntos, mostrando como se tornaram uma família depois de passar pelas circunstâncias mais terríveis e inesperadas.

Manifest (Foto: Reprodução/Netflix)
Manifest (Foto: Reprodução/Netflix)

Assim que a noite cai, eles se preparam para o fim da jornada torturante e transformadora. O discurso esperançoso de Ben é interrompido por um tremor que faz com que a fissura onde Saanvi depositou o fragmento da arca se abra. Eles observam ao mesmo tempo que o avião do voo 828 sobe, sabendo no mesmo momento que Cal é o responsável por lhes enviar uma mensagem sobre como proceder.

Para enfrentar seu julgamento, os passageiros embarcam novamente no avião. De volta para casa Drea, Olive e Jared vasculham fotos de pássaros tentando encontrar a inscrição na rocha — o que é feito com sucesso devido ao fato de que a avó de Olive era bastante adepta da organização, separando e nomeando suas fotos com base nas espécies de pássaros.

O julgamento se aproxima

Quando listam as coleções restantes, uma chama a atenção de Olive: o dragão de prata. Drake é outro termo para dragão, e Al-Zuras descreveu o avião como o dragão de prata em seus escritos. Eles rapidamente, eles encontram a inscrição, que diz: ‘O perdão ilumina o coração PIXLAZ”, o que traz uma lição de mitologia de Olive, explicando que alguns acreditam que os corações estão sendo pesados contra uma pena — e não bons contra maus, como achava-se. Por isso, iluminar seus corações é tão importante quanto as boas ações que todos eles praticaram ao longo dos últimos cinco anos e meio.

Ainda há o mistério sobre o final da inscrição. “AZ” significa Al-Zuras, mas o resto do enigma leva Olive a olhar as fotos que eles coletaram em suas pesquisas nos últimos anos. Ela pega o diário de Al-Zura, ao mesmo tempo que eles descobrem que o “P” significa página, enquanto IXL é o número. Quando Olive encontra a página, ela percebe que é a foto de Ben a carregando para fora do fogo, o que aconteceu na segunda temporada.

Manifest (Foto: Reprodução/Netflix)
Manifest (Foto: Reprodução/Netflix)

E se nunca tivesse sido Olive no desenho? É isso mesmo que você leu, já que a jovem rapidamente percebe que se trata de Angelina, sendo carregada por Ben. A fim de sobreviver, ele tem que perdoar Angelina por matar Grace. Sem ouvir o apelo de Olive, ele fará a escolha certa e perdoará a jovem, ou afundará

Mas, o que significa a parte final da inscrição? “AZ” significa Al-Zuras, mas o resto do quebra-cabeça leva Olive a olhar as fotos que eles coletaram em suas pesquisas nos últimos anos. Enquanto ela pega o diário de Al-Zura, eles descobrem que o “P” significa página, enquanto “IXL” é o número da página. Quando Olive encontra a página, é a foto de Ben carregando Olive para fora do fogo na segunda temporada. Só que, e se nunca fosse Olive no desenho? De repente, Olive sabe a resposta – trata-se de Angelina. O desenho é de Ben carregando Angelina. Para sobreviver, portanto, ele tem que perdoar Angelina por matar Grace.

O confronto final para Angelina

Voltando à montanha, Ben, Mick e Saanvi ainda ajudam os passageiros a embarcar, mas Angelina não está interessada nisso quando ele chega e seu capanga Paul dispara um tiro de advertência no ar para que todos parem. A mulher exige que todos desembarquem de sua arca — que ela acredita ter sido enviada apenas para ela e para seus seguidores sobreviverem (como Noé) e não gosta quando eles não a obedecem. Ela instrui seus seguidores a embarcar, ao mesmo tempo que exige que os outros desembarquem imediatamente.

Quando todos sobem, Angelina ameaça usar seus poderes de safira para expulsar todos, mas a luz mística de sua safira pisca e queima, o que a deixa sem poder. Mick aproveita e convence Paul a embarcar, mas Angelina pega a arma e aponta para eles, impedindo que os três embarquem. Um tremor, no entanto, faz com que ela tropece e seja jogada para trás, mas dispara acidentalmente a arma e atira em Saanvi no antebraço, mas ele embarca no avião, enquanto Bethany diz a Mick que Amuta precisa dela na cabine — o que deixa o tão esperado embate entre Ben e Angelina acontecer.

Manifest (Foto: Reprodução/Netflix)
Manifest (Foto: Reprodução/Netflix)

Ben pega a arma e aponta para Angelina e a confronta sobre o motivo de ela ter tirado tudo dele. Angelina responde afirmando ter sido escolhida e explicando que conhece a perda melhor do que ninguém, mas Ben tenta convencê-la que ela não é diferente de nenhum dos outros passageiros. A jovem não aceita e explica que Deus lhe deu a safira. Ben percebe que toda a disputa diz respeito a como alguém usa seu poder, abaixa a arma e permite que Angelina explique o assassinato de Grace. A jovem explica que nunca quis fazer isso e que não há um dia em que ela não se arrependa. A conversa, no entanto, é interrompida e há uma explosão do vulcão, cuja lava os joga para trás. Ben fica bem, mas Angelina tem um ferimento na cabeça e fica com o rosto coberto de sangue.

Hora do julgamento

Voltando ao avião, Mick assume seu lugar na cabine enquanto a lava se aproxima. É hora de colocar o avião no céu e, quando eles estão no ar, Mick sai da cabine quando a emergência começa. Alguns não conseguem respirar e tremem incontrolavelmente, enfrentando as mortes que teriam experimentado se o avião não tivesse sido submetido ao brilho.

Rachaduras de fogo surgem na pele de Paul, e ele grita antes de pegar fogo por completo, restando apenas suas cinzas, o que instaura o pânico. Randall é o próximo, ao mesmo tempo que as rachaduras começam a aparecer no braço de Saanvi. Mais seis passageiros morrem quando Angelina acorda e Autumn explica que eles estão morrendo. Quando descobre que Paul morreu, Autumn começa a se voltar contra Angelina, enquanto ela finalmente começa a encarar a possibilidade de estar errada sobre tudo. Ela começa a rachar e entra em combustão na frente da vilã.

Depois, chega a vez de Adian. Eagan implora à Consciência Divina para poupá-lo, visto que ele é um bom homem, e se oferece em seu lugar — o que é atendido pela entidade. Mas Eagan acaba sendo também poupado, ao mesmo tempo que Saanvi começa a ser atingida pelas rachaduras. acha que merece morrer por ter matado o Major. Mas Ben implora para que ela lembre que foi um acidente e que ela salvou tantos outros — o que resulta com que a jovem também seja poupada.

Manifest (Foto: Reprodução/Netflix)
Manifest (Foto: Reprodução/Netflix)

Agora, chega a vez do julgamento de Angelina por seus muitos atos terríveis. Ela implora para ser poupada, afirma que entendeu tudo mal. Mas ela começa a entrar em combustão de uma forma pior e mais dolorosa que todas as outras pessoas. Mas essa história ainda não acabou, já que a escuridão dos passageiros ruins surge de Angelina antes de se combinar com os outros, criando uma espécie de ceifador para replicar o que aconteceu com os Meth Heads. No entanto, os passageiros não irão tranquilamente.

Eles se unem, lutando enquanto Mick e Ben contam algumas das coisas boas que fizeram e os horrores que experimentaram nos últimos cinco anos e meio. A cada comentário, os passageiros ficam mais fortes, reunindo-se atrás dos co-capitães do bote salva-vidas até que os espíritos malignos desapareçam por completo. Quando eles olham pela janela, o apocalipse acabou. Os passageiros salvaram o mundo.

Um final feliz e esperado

Com isso, Amuta chama Mick de volta ao cockpit e eles eles veem o brilho de longe e decidem persegui-lo. Quando eles voam para ele, o avião é cercado pelo brilho e eles finalmente sentem que não estão mais no ar. Mick retorna para os outros passageiros quando a porta do avião se abre. Juntos, eles saem e entram… no aeroporto. Mas, não é o mundo em que eles estavam. É 7 de abril de 2013, quando o avião deveria ter pousado originalmente.

Eles estão com as roupas da estréia da série, voltando como se os últimos onze anos nunca tivessem acontecido. Exceto, aqueles que permanecem lembram de tudo. As mães de Ben e Michaela, Karen e Grace estão ambas vivas e esperando por eles, que correm para abraçá-las repletos de emoção por finalmente poderem ver seus entes queridos.

Cal, por sua vez volta a ser criança sem o peso do mundo nas costas, enquanto Saanvi tem outra chance de começar uma vida com Alex. Ben diz a Grace que Saanvi vai curar Cal e todos veem o pai de Angelina revoltado com seu suposto desaparecimento da filha, enquanto Vance chega para iniciar uma nova investigação sobre o vôo 828.

Por fim, Mick se reúne com Zeke que está dirigindo um táxi, onde ela se prepara para contar tudo a ele. É a segunda chance definitiva – e final feliz – para todos os passageiros que a mereceram e não foram destruídos no dia do julgamento, incluindo aqueles que morreram no caminho e reapareceram sem nenhuma lembrança do que aconteceu.

Sobre o autor

Douglas Nascimento

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário