Início » O Lobo Viking: entenda o mistério do lobisomem e o final do novo filme da Netflix
Cinema Netflix Notícias

O Lobo Viking: entenda o mistério do lobisomem e o final do novo filme da Netflix

O Lobo Viking (Foto: Divulgação/Netflix)
O Lobo Viking (Foto: Divulgação/Netflix)

O mais novo filme internacional no catálogo da Netflix é O Lobo Viking, o qual mostra uma espécie de mistura assustadora entre o antigo e universal mito do lobisomem com a mitologia nórdica. No final, ainda mostra um sacrifício de uma mãe a favor de uma cidade e de toda a humanidade.

A protagonista do longa é Thale, uma jovem que mudou-se recentemente para uma nova cidade para acompanhar sua mãe. A mulher em questão é Liv Berg, uma policial com quem a filha está tendo uma relação difícil após a separação dela de seu pai — a qual não é aceita pela jovem de jeito nenhum.

Mesmo assim, ela agora tem que conviver com seu padrasto (Arthur), além de sua irmã mais nova (Jhenny), que não fala. O que a jovem não sabe é que presenciará uma cena de terror envolvendo uma colega e passará por uma transformação assombrosa em sua vida.

Neste post, vamos contextualizar a história de O Lobo Viking e explicar o final do filme, então se liga, porque lá vem spoilers (e muuuita informação)!

O começo de tudo

A trama que move o filme começa a ser desenvolvida a partir da amizade formada entre Thale e Jonas, que é um colega de sua nova escola. Escondida, a menina foge com o rapaz para uma festa, mesmo sem ser bem-vinda no local — ao contrário de Jonas, que foi verdadeiramente convidado para a curtição.

A presença da jovem, inclusive, incomoda bastante Elin, uma das amigas do rapaz e filha do prefeito da cidade. Ela sai com Jonas para a floresta para que eles conversem em particular sobre o assunto, mal imaginando o que estará por vir na sequência após o sol se por.

O Lobo Viking (Foto: Divulgação/Netflix)
O Lobo Viking (Foto: Divulgação/Netflix)

É que Thale, preocupada, irá até o local para tentar encontrar Jonas, mas se deparará com o amigo e a filha do prefeito sendo atacados por uma criatura misteriosa A protagonista até tentará salvar Elin, mas a criatura arrastará a menina para longe — o que deixará ela e Jonas pra lá de assustados.

Após o acontecido, já com a provável morte de Elin, Live chegará ao local com o xerife Eilert para interrogar os dois adolescentes. A vítima é dada como desaparecida, o que leva a polícia a fazer uma busca na floresta. Uma garra de lobo é encontrada, o que faz Liv suspeitar de que a menina foi vítima de um ataque animal.

A revelação difícil de acreditar

Tempos depois, o cadáver de Elin é finalmente encontrado na floresta, o que leva Thale e Jonas e terem que lidar com essa morte enquanto ficam cada vez mais próximos. Ao mesmo tempo, a menina começa a experimentar mudanças em sua personalidade e a apresentar sentidos bastante aguçados.

Enquanto isso, prosseguem as investigações sobre a morte de Elin. As marcas no corpo da menina deixam Liv perplexa com a anatomia do lobo que ela acredita ter atacado a vítima. No entanto, um caçador chamado Lars Brodin a visita e explica que a criatura que atacou na floresta é, na verdade, um lobisomem.

Bastante pragmática, Liv não acredita no homem, mas recebe sem problemas uma bala de prata que ele lhe dá para que ela mate o lobisomem. William, aprendiz do maior especialista veterinário do país, se junta à mulher na investigação. Ele diz que provavelmente eles estão procurando um lobo que sofreu mutação.

O Lobo Viking (Foto: Reprodução/Netflix)
O Lobo Viking (Foto: Reprodução/Netflix)

Ela e Eilert começam uma nova temporada de caçada na floresta, o que termina com o xerife em coma após ser atacado pela criatura. A mulher continua com sua saga à busca da criatura, até que fica cara a cara com o lobisomem e — após uma breve luta — atira contra ele com a bala de prata dada por Lars e o mata.

Com o relato de Liv e ao analisar o cadáver da criatura, William levanta a hipótese de se tratar de um caso de licantropia, que é síndrome rara na qual a pessoa afetada sofre a ilusão de poder se transformar, ou de fato ter se transformado, em um animal — mais comumente um lobisomem.

Um perigo à solta…

Porém, mesmo com a morte da criatura, ataques semelhantes na cidade continuam a acontecer, o que leva Liv e Willaim a buscar a ajuda de Lars. Experiente, o caçador revela que não se trata de nenhuma criatura sobrenatural, e sim do resultado do cruzamento entre homens e lobos em tempos antigos para ampliar suas capacidades.

Com isso, os espectadores podem momentaneamente recordar uma cena do início do filme, uma espécie de prelúdio, que mostra Gudbrand the Grim, um Biking que descobriu um cão do Inferno. Provavelmente, a origem do lobisomem se deu neste período — e até hoje ele vem espalhando este mal pela região.

O Lobo Viking (Foto: Reprodução/Netflix)
O Lobo Viking (Foto: Reprodução/Netflix)

É isso, inclusive, que leva o caçador a matar Eilert sem dó nem piedade quando o xerif está no leito do hospital. Como o oficial foi atacado pelo lobisomem a ponto de ficar em coma, ele acredita houve uma infecção e transmissão da “licantropia” e que só o matando para resolver esse problema.

Lars explica a Liv que eles devem acabar com essa “linhagem” da criatura — ou seja, quem ele infectou — para acabar com o caos na cidade. Ele diz que o lobisomem que ainda os aterroriza foi infectado pelo que Liv matou durante sua caçada, o que nos leva ao nome de Thale como principal suspeita.

Um monstro se revela…

Isso por causa da mudança de comportamento pela qual a jovem passou após aquela noite. Tendo contraído a licantropia quando entrou em contato com o lobisomem ao tentar salvar Elin, ela confirma nossas suspeitas ao se transformar em lobisomem em uma noite de lua cheia durante um encontro com Jonas.

Ela mata o rapaz e, depois de perceber o que está acontecendo, decide se distanciar das pessoas. Porém, Thale volta a atacar um ônibus cheio de passageiros durante uma transformação inesperada. De volta pra casa, ainda transformada, ela só não mata Jenny porque consegue reconhecer a irmã de alguma forma.

O Lobo Viking (Foto: Reprodução/Netflix)
O Lobo Viking (Foto: Reprodução/Netflix)

Arthur consegue afastar a criatura usando eletricidade e escapa com Jenny. Esta última, ajuda a mãe a descobrir que sua outra filha é a criatura que ela tanto procura — o que leva Liv a enfrentar uma corrida contra o tempo para capturar Thale antes que a herdeira possa machucar mais pessoas.

William sugere que eles usem anestesia para conter Thale enquanto eles não encontram uma solução, ao passo que Liv fica consternada por saber que pode ter que atirar contra a própria filha. E ela pode estar certa, já que a condição da menina só piora dia pós dia.

Um novo ataque, fortes consequências!

Certo dia, ela tem que salvar Jenny de Thale em uma rua da cidade e se esconde com Willaim dentro de uma loja para não virar alvo da filha. No entanto, a jovem lobisomem os encontra e, quando está prestes a atacá-los, é atingida com um carro por Lars, que acaba virando alvo e é severamente machucado.

A tragédia só não é pior porque Willaim atira em Thale com um dardo anestésico, o que culmina com sua captura. No entanto, Lars acaba morrendo — e com ele as esperanças de Liv de encontrar uma solução para curar a filha. Com isso, ela sabe que tem que fazer aquilo que era seu maior temor.

O Lobo Viking (Foto: Reprodução/Netflix)
O Lobo Viking (Foto: Reprodução/Netflix)

Mesmo com todo o amor que sente por Thale, Liv decide matar a filha para não arriscar a vida de uma cidade inteira. Em uma última conversa com ela — ainda em formato de lobisomem —, a mulher pede desculpas e, depois, aponta a arma com a bala de prata para o peito da filha.

Como seria bastante impactante ver essa morte, o filme não a mostra — embora tenha deixado bastante explícito que ela aconteceu. A cena final do filme, inclusive, mostra que Liv colocou uma bala de prata em frente ao porta-retratos da filha em seu quarto — o que confirma o final que menos esperávamos.

O final que não queríamos, mas que precisávamos…

É importante ressaltar o tamanho do sacrifício de Liv, visto que, além de viver para sempre com o drama de ter matado sua própria filha, as duas ainda tinham muita coisa para resolver, visto que não estavam em seus melhores momentos. Mesmo assim, a vida dos cidadãos inocentes da cidade será preservada.

***

Triste, mas feliz ao mesmo tempo, não acham?

Sobre o autor

Douglas Nascimento

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário