
Aparecendo como um dos filmes mais caros da Noruega, Narvik chegou ao catálogo da Netflix. Assumindo uma história de drama e guerra, o longa se passa durante a Segunda Guerra Mundial.
A princípio, a trama do filme acompanha a cidade de Narvik, na Noruega, na primavera de 1940. Em meio ao fogo cruzado do começo da Segunda Grande Guerra, a Noruega, que se mantinha neutra, começou a ser invadida pelos alemães nazistas por conta de seu litoral estratégico.
Veja também – Sucesso nos cinemas e no streaming, filme de ação deixará a Netflix nesta semana
No entanto, a invasão nazista não agradou, e 200 noruegueses, inicialmente, pegaram em armas para defender o seu país das forças nazistas. Por outro lado, enquanto reforços dos aliados não chegaram, soldados da pequena cidade de Narvik lutaram contra o exército alemão; entre eles, o jovem cabo Gunnar Tofte (Carl Martin Eggesbø).
Veja também – Record of Ragnarok II ganha trailer oficial e data de estreia na Netflix
Todavia, enquanto disparava contra o exército nazista em forma de defender sua cidade e expulsar os invasores, a sua esposa, Ingrid Tofte (Kristine Hartgen), é obrigada a servir como tradutora para os alemães. Obviamente, contra a sua própria vontade.
Narvik é baseado em fatos?
A princípio, sim. Escrito por Christopher Grøndahl, o filme conta e recria a importantíssima Batalha de Narvik, de 1940. Apesar de usar personagens fictícios na trama, toda a história do filme se baseou em acontecimentos verídicos e reais da Segunda Guerra Mundial.
Veja também – A Lição parte 2 ganha trailer especial na Netflix; confira
Na ocasião, o exército norueguês, que se mantinha neutro, e manifestou contra a invasão dos alemães quando os nazistas quebraram o acordo. Dessa forma, as tropas dos aliados marcharam até a Noruega a fim de empurrar os alemães de volta para a Suécia.
A batalha começou no dia 9 de abril de 1940, quando os alemães quebraram o acordo de neutralidade da Noruega e finalizou, a princípio, no dia 28 de maio do mesmo ano. Com o sucesso, as tropas dos aliados marcharam para a França, que estava sendo devastada pelos alemães, deixando a Noruega vulnerável.
Veja também – Wandinha: Conheça o ator que interpreta o misterioso mordomo Tropeço
Sendo assim, os nazistas retornaram ao país, mais precisamente à Narvik, e contra-atacaram as forças agora frágeis. Os alemães bombardearam a cidade e, logo após, a Noruega se rendeu à Alemanha em 10 de junho de 1940 e seguiu ocupada até o final da guerra em 1945.
Por fim, o filme Narvik já se encontra disponível para streaming no catálogo da Netflix.
Comentar