Início » Gostou de Vermelho, Branco e Sangue Azul? Confira 7 filmes LGBTQIA+ para assistir no streaming
Cinema Destaque Dicas de séries e filmes

Gostou de Vermelho, Branco e Sangue Azul? Confira 7 filmes LGBTQIA+ para assistir no streaming

Filmes LGBTQIA+
Filmes LGBTQIA+

Um dos maiores sucessos quando falamos em filmes nos últimos tempos é Vermelho, Branco e Sangue Azul, longa que chegou recentemente ao catálogo do Amazon Prime Video e acompanha o romance entre o jovem Alex Claremont-Diaz (filho da presidente dos Estados Unidos) com o príncipe Henry (príncipe do Reino Unido).

Frutos de ambientes altamente conservadores, os dois precisam manter a relação longe dos holofotes, o que resulta numa trama pra lá de movimentada e emocionante entre os dois rapazes — a ponto de fazer o longa se tornar a produção mais vista entre todos os serviços de streaming na primeira semana após ser disponibilizado.

Histórias como a de Alex e Henry, embora tenham suas especificidade, não são novidades nos cinemas. Antes do mais novo longa do Amazon Prime, outras produtoras e roteiristas já exploraram os dilemas de romances LGBTQIA+, seja em histórias com romances mais abertos e livres, ou até mesmo em casos de romance proibido.

Nesta publicação especial, recomendamos 7 filmes para quem gostou de Vermelho, Branco e Sangue Azul e deseja se aprofundar mais no universo do cinema LGBTQIA+.

Vamos à lista?

Me Chame Pelo Seu Nome

Nada melhor que começar com um clássico, não é mesmo? Trata-se de Me Chame Pelo Seu Nome, filme dirigido por Luca Guadagnino que chegou às telonas em 2017 e é inspirado no romance de André Aciman. Ambientado completamente nos anos 80, o longa faturou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e foi até mesmo indicado em outras duas categorias da premiação.

Disponível nos catálogos da Netflix e do Amazon Prime Video, o longa conta a história fascinante de um jovem de 17 anos que mora com a família na Itália e, durante as férias de verão, acaba se apaixonando pelo assistente de pesquisa de seu pai. O longa possui 94% de aprovação no Rotten Tomatoes, bem como nota de 7,8 no IMDb.

O Segredo de Brokeback Mountain

Sem dúvidas o maior clássico quando falamos em cinema LGBTQIA+, O Segredo de Brokeback Mountain é tido como o filme que abriu as portas para produções de alto escalão para o gênero, tendo sido estrelado por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal e faturado nada menos que três Oscars — acumulando 88% de aprovação no Rotten Tomatoes e 7,7 no IMDb.

Em O Segredo de Brokeback Mountain, acompanhamos o drama romântico de dois cowboys americanos que inicial uma história de amor no verão em que passam a trabalhar juntos. Os dois enfrentam dilemas envolvendo suas outras famílias, bem como o preconceito do mundo exterior. Um final surpreendente e emocionante faz esse longa ser o preferido de muita gente.

O filme está disponível nos catálogos do Star+, do Telecine (via Globoplay), do Lionsgate+ e do Claro TV+.

Verão de 85

Mais um filme inspirado na literatura — mais especialmente em um livro de Aidan Chambers —, o drama franco-belga Verão de 85 foi escrito e dirigido por François Ozon recebeu uma indicação ao César, prêmio mais importante do cinema francês, além de possuir certificação de 81% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota de 6,9 no IMDb.

Disponível no catálogo do Telecine, que pode ser assinado pelo Globoplay, o filme mostra a história de um jovem de apenas 16 anos que tem a morte como um dos seus mais frequentes pensamentos e acaba mergulhando em um tumultuado romance após ser salvo de um acidente por um garoto que é apenas dois anos mais velho do que ele.

Mais que Amigos

Co-escrito e dirigido por Nicholas Stoller, Mais que Amigos é outro título para emocionar quem gosta de uma boa história com pano de fundo LGBT. A diferença é que neste caso o longa não foi um grande sucesso de bilheteria, apesar de agradar bastante a crítica, a ponto de ser certificado com 88% de aprovação no agregador Rotten Tomatoes e 6,4 no IMDB.

Disponível para assistir via streaming no Telecine (via Globoplay), o filme é uma comédia romântica que conta a história de dois homens gays — um deles um apresentador de podcasts envolvido com a comunidade queer e o outro um advogado corporativo. Juntos, os dois constroem aos poucos um relacionamento pra lá de improvável.

Com Amor, Simon

Outro filme recente que aborda uma relação entre duas pessoas LGBTQIA+ é o romance dramático Com Amor, Simon, que foi protagonizado por Nick Robinson e também possui grande aprovação entre a crítica especializada, acumulando selo de 92% no agregador Rotten Tomatoes e nota de 7,5 entre o público no famoso site IMDb.

No longa-metragem, que é baseado num livro de Becky Albertalli, um jovem gay esconde sua sexualidade do mundo enquanto tenta descobrir a verdadeira identidade de um garoto anônimo com quem está conversando por email. O filme também está disponível para streaming, sendo encontrado atualmente no catálogo do Star+.

Moonlight: Sob A Luz Do Luar

Diferente de outras produções que já apresentamos, Moonlight: Sob A Luz do Luar não é baseado em um livro, e sim em uma peça de teatro bastante famosa. Este longa também é bastante premiado e prestigiado entre a crítica, tendo vencido três Oscars (incluindo o de melhor filme) e contando com 98% de aprovação e nota de 7,4 no IMDb.

Disponível para streaming no Amazon Prime Video e no HBO Max, o longa acompanha a vida adulta de um homem negro e gay que mora em uma comunidade pobre de Miami dominada pelas drogas. Com uma história pra lá de emocionante, o filme tem como protagonistas André Holland, Janelle Monáe e Mahershala Ali.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Para terminar nossa lista, vamos falar sobre o filme brasileiro Hoje eu Quero Voltar Sozinho, que é baseado em um curta-metragem estrelado por Guilherme Lobo e Fabio Audi — os mesmos do longa. Um dos grandes títulos do universo LGBTQIA+ no Brasil, o filme foi vencedor do Teddy, destinado a produções com temática LGBTQIA+ no Festival de Cinema de Berlim.

Disponível para streaming na Netflix e no Telecine (via Globoplay), este longa acompanha a história de um menino cego que conta com uma mãe superprotetora que após conhecer um garoto novo em seu colégio passa a descobrir mais sobre o amor. Uma história que envolve diversidade e superação aprovada tanto pelos críticos quanto pelo público.

Sobre o autor

Douglas Nascimento

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário