
Se tem uma série que estava polemizando antes mesmo de estrear, esta série é Rainha Cleópatra. Em formato docudrama, a história real da Rainha Africana foi retratada pela Netflix na voz de Jada Pinkett Smith, premiada pelo Emmy por conta de Red Table Talk (2018).
Veja também – Perucas da Rainha Charlotte são tão pesadas que atriz precisou de colar cervical
Além de dar voz às ilustrações, Jada também foi uma das produtoras-executivas e certamente se surpreendeu com a forte repercussão que a produção teve devido o fato de ser a primeira em que Cleópatra surge negra. As controvérsias, a origem e todos os dramas enfrentados pela Rainha estão presentes na série e surpreendem.
No entanto, ao fim dos quatro episódios lançados, muita gente ficou em dúvida sobre o que foi apresentado. É por isto que reunimos os principais detalhes sobre este final, para trazermos as explicações necessárias. Vamos acompanhar a seguir:
As movimentações de Otaviano
Para começarmos, devemos recordar o quanto a cumplicidade entre Cleópatra e Marco Antônio desempenharam um papel essencial para boa parte da trama. Destacamos o que aconteceu com a entrada de Otaviano em Alexandria. Este momento de chegada das tropas foi simbólico, uma vez que o casal tinha plena consciência do que estava acontecendo em Alexandria.
O clima pós-guerra era uma realidade, com Otaviano no poder do Egito. A esta altura, nenhuma movimentação de Otaviano ou Cleópatra serviria. Afinal, o Egito já era parte do Império Romano. Em seu túmulo, Cleópatra toma uma atitude radical e toca fogo em todas as riquezas.

Marco Antônio correu para tentar salvar o que podia, enquanto Cleópatra definhava entre as chamas. Os estudiosos acreditam que Marco Antônio deveria ter se suicidado naquela ocasião, uma vez que esta atitude era considerada a mais honrosa para casos extremos de figuras importantes.
O simbolismo da morte
A decisão de morrer com Cleópatra partiu de Marco Antônio depois que ele recebeu um bilhete dela, onde o conteúdo deste documento nunca foi revelado. Ao mesmo tempo, sabemos que a morte de Marco Antônio o impediu de estar de joelhos diante do inimigo.
Veja também – Após coroação de Rei Charles III, Netflix deve promover mudanças em The Crown
O objetivo de Cleópatra foi semelhante ao de Marco Antônio, tanto é que após sua morte, Cleópatra é retirada do túmulo por Otaviano. A intenção dele é humilhá-la a todo custo, mesmo após ela ter sido completamente derrotada. Cleópatra deixou uma carta para Otaviano, com seus últimos desejos antes de morrer.
Ela pediu que Otaviano respeitasse seu desejo de ser sepultada ao lado de Marco Antônio, bem como, que seu filho se tornasse faraó. Há controvérsias sobre qual foi a real forma em que Cleópatra tirou a vida, mas o uso do veneno de uma cobra egípcia é a principal teoria.
Por fim, tanto o corpo de Cleópatra quanto de Marco Antônio têm um paradeiro desconhecido até os dias atuais. Uma corrente de estudiosos acreditam que este sumiço se deu ao fato de que ambos foram cremados. Depois do adeus à Cleópatra, o Egito passou a ser submisso a Roma, perdendo a independência que Cleópatra tanto lutou.
Comentar