
Os amantes de filmes de guerras encontraram uma boa opção nos últimos dias no catálogo da Netflix com o lançamento de Narvik. O longa-metragem se passa na Segunda Guerra Mundial, mais especificamente retratando a invasão territorial da Noruega por parte da Alemanha nazista.
Para tanto, os noruegueses precisam se unir e resistir ao fato de estarem em um ponto estratégico e serem bastante cobiçados por parte dos golpistas. A história acompanha 200 militares, que guerreiam em busca de defender a nação. Esse batalhão é ilustrado a partir do cabo Gunnar.
Veja também – Narvik é baseado em uma história real? Descubra a verdade por trás do filme
Com a situação tensa e a possibilidade de morrer em meio ao bombardeio, ele tenta fazer o possível para proteger a Noruega e também proteger a si próprio, pois tem uma família e uma esposa, a Ingrid. Entenda melhor o desfecho desta trama:
Neutralidade arriscada
Imagine só você estar em um verdadeiro fogo cruzado, onde há riscos por todos os lados? Esta é a realidade de Narvik, considerada um ponto estratégico entre os britânicos e os alemães na Segunda Guerra Mundial. O território é de posse da Noruega, país que tenta assumir uma postura neutra.
Para isto, é iniciado um tratado bilateral entre as nações que se confrontam, de modo a resguardar os interesses da Noruega. Entretanto, a Alemanha nazista passa a ignorar este acordo e revela sua face golpista e traidora. Na noite de 09 de abril de 1940, Noruega e Dinamarca são atacadas pela Alemanha através da Operação Weserübung.
A intenção foi utilizar Narvik como rota de escoamento do ferro vindo da Suécia. Antes, caso a Noruega permitisse esse tipo de translado, seria acusada pelos britânicos de estar sendo parcial em meio a uma guerra arriscada. Além do mais, a Alemanha sabia de reais intenções por parte do Reino Unido em fazer o mesmo.
Ofensiva nazista
Sob ordens expressas do próprio Hitler, Narvik é invadida por forte exército alemão. Coube aos noruegueses se prepararem rapidamente, ou perderiam o controle da nação para o ditador que acredita que os noruegueses se assemelhavam com a raça ariana e, portanto, eram considerados como superiores por parte dele.

Durante dois meses, houve um bombardeio constante em que os noruegueses estiveram em desvantagem, até que a situação se reverte em maio de 1940. A Noruega retira as tropas alemãs do país. Entretanto, o rei Haakon VII e o príncipe herdeiro Olaf deixam o país e a Noruega é entregue oficialmente aos alemães em junho do mesmo ano.
Esta decisão foi estratégica, uma vez que os nazistas estavam prestes a invadirem a França e outros países considerados mais importantes como Bélgica e Holanda. Deste modo, as tropas inglesas e francesas decidiram unir forças em outros territórios, enfraquecendo o batalhão norueguês.
Também em junho de 1940, França é enfraquecida ao ponto de se render. Foi um período tenso, onde apenas a Grã-Bretanha conseguia resistir ao forte bombardeio alemão. Em dezembro de 1941, a guerra respinga na América depois do ataque a Pearl Harbor.
Veja também – 5 Séries com Advogados na Netflix para você sentir vontade de fazer Direito
Apesar da saída das tropas aliadas de Narvik, os cidadãos noruegueses foram retirados do local de modo que o subtenente Patrick Dalzel-Job chegou a ser condecorado por tamanha destreza. Cinco anos depois, as tropas retornam à Narvik e retomam o controle da região.
A Noruega é retomada?
A retomada de Narvik é simbólica, uma vez que o local representou o avanço da Alemanha nazista na Noruega. Ao mesmo tempo, ainda com os nazistas tomando de conta da região, houveram núcleos de resistência para assegurar os interesses da nação até que houvesse um momento oportuno.
Deste modo, no tempo certo, as tropas aliadas voltaram para Narvik e, por lá, iniciaram a retomada da Noruega. Mas, para isto, foi necessária muita paciência e estratégia, pois os noruegueses aguardaram ansiosamente para recuperarem a nação das mãos dos nazistas. Em maio de 1945, é sacramentado a derrocada da Alemanha nazista e, oficialmente, a Noruega é libertada das mãos dos golpistas.
Comentar