
Filmes sobre fantasmas sempre fizeram muito sucesso em Hollywood, mas na era da informação temos novos ingredientes que podem transformar essas histórias e dar a elas ares de atualidade num momento em que as pessoas são cada vez mais céticas no que diz respeito a fenômenos sobrenaturais e tais produções são vistas, mais do que nunca, como pura ficção.
Foi o que fez a Netflix em Fantasma e CIA, o novo filme do serviço de streaming que mistura uma história de fantasma com temas atuais como internet, influenciadores digitais e redes sociais. Basicamente, como o mundo com informação em massa que temos hoje trataria fantasmas se eles existissem?
No filme, Kevin e sua família viralizam da noite para o dia nas redes sociais ao quando descobrem que um fantasma chamado Ernest está assombrando a casa em que vivem. Eles decidem investigar o misterioso passado da assombração, mas acabam se tornando alvos da CIA — o que dá ao nome do filme um trocadilho pra lá de criativo.
Como de costume, vamos destrinchar o filme para deixar claro o que acontece no final de Fantasma e CIA. Vamos ao trabalho!
O começo de tudo
A casa que agora será habitada pela família de Kevin havia sido abandonada há um ano pelos antigos moradores — o que, de certa forma, indica que algo não está certo com aquele local. Mesmo assim, aquele é o único local que a família encontrou que cabe no orçamento, não havendo outra saída a não ser se mudar para lá.
Mesmo com as vibrações assustadoras que a casa apresenta, Kevin decide explorá-la por conta própria assim que a família se instala no local. O rapaz vive uma fase complicada de sua vida, já que está cansado de tantas mudanças e também parou de idealizar Frank, seu pai — a quem considerava um herói — principalmente depois que ele se envolveu em vários negócios mal-sucedidos.

Antes mesmo de entrar na casa, Kevin teve a impressão de ver alguém no sótão e, é claro, resolve entrar no compartimento para confirmar (ou “desconfirmar”) sua desconfiança, mas não encontra ninguém lá à primeira vista. À noite, no entanto, ele resolve voltar após ouvir um barulho no local e acaba se deparando com um fantasma tentando assustá-lo.
O rapaz, no entanto, não se assusta nem um pouco e até ri do homem “transparente” parado na sua frente. Na manhã seguinte, ele resolve voltar para descobrir um pouco sobre o passado do fantasma, mas a entidade não se lembra absolutamente de nada!
Como nota o nome “Ernest” na camiseta de boliche que o fantasma veste, ele passa a usá-lo para se referir ao seu novo amigo. Seu objetivo agora é ajudar Ernest a descobrir detalhes sobre seu passado, mas ao mesmo tempo parece se divertir muito com a entidade — tanto que chega a gravar um vídeo.
Uma explosão instantânea
O segredo de Kevin vai por água abaixo, no entanto, quando seu irmão Fulton pega seu telefone e encontra o vídeo do fantasma. Ele chama Frank e mostra o vídeo para o pai, que vê nas imagens das tentativas fracassadas de Ernest para assustar o filho adolescente uma oportunidade de ganhar dinheiro e se tornar popular.
Ele carrega o vídeo no YouTube e consegue um grande número de visualizações — muitos bastante surpresos com a entidade, bem como muitos duvidando que ela fosse mesmo real. Após invocarem o fantasma com a ajuda de Kevin, a família consegue “provar” a existência da entidade e explode nas redes sociais.

Enquanto Frank e Fulton comemoram o sucesso na web, Kevin continua determinado a descobrir informações sobre Ernest, que não consegue falar e não lembra nada sobre seu passado. Ele precisa descobrir o que causou esse trauma que o fez perder as memórias para ajudá-lo a partir para o plano espiritual.
Para isso, ele conta com a ajuda de Joy, sua vizinha e amiga de escola que é hacker e o ajuda a descobrir detalhes sobre Ernest na internet. Eles descobrem o nome de Ernest Scheller, um homem que comprou a casa em que eles estavam em abril de 1965 e a vendeu em dezembro de 1971. No entanto, eles estranham não encontrar qualquer atestado de óbito do falecido.
Inimigos à vista
Enquanto os dois fazem esse trabalho investigativo, a CIA toma conhecimento sobre Ernest e ressuscita um projeto destinado a estudar a psicologia paranormal. O líder desse trabalho é o doutor Leslie Monroe, que decide invadir a casa de Kevin no meio da noite para tentar capturar o fantasma e realizar seus estudos.
Acontece que tanto Kevin quanto o fantasma não estão mais na casa, já que o rapaz encontrou um documento provando que o fantasma não era o mesmo Ernest que comprou a casa no passado. Eles decidiram procurar o próprio Ernest Scheller para descobrir quem era o fantasma e qual a relação entre eles.
Ao encontrar novas pistas que ligavam os dois, eles decidiram viajar para Oklahoma para encontrar o verdadeiro. Quando chegam à casa de Ernest Scheller, eles encontram o homem morando com sua esposa paralisada. Ele reconhece Kevin na hora, já que vem acompanhando as notícias envolvendo fantasmas.

Confrontado, ele conta que o fantasma na verdade se chamava Randy McGovern e que era seu cunhado. Como a esposa de Randy morreu enquanto dava à luz à filha do casal, June, Randy teria desistido da vida. Ernest afirma suspeitar que o homem deixou a filha com ele e sua esposa, bebeu até morrer e vestiu sua camisa de boliche para esconder sua identidade.
Após ouvir a história, Randy fica bastante abalado, pouco antes de ser surpreendido com a chegada dos agentes da CIA, que entram na casa e o capturam usando uma tecnologia especial. Agora, Leslie Monroe tem o que sempre quis para realizar todos os experimentos possíveis com o fantasma, que é preso em uma cela.
O inimigo agora é outro!
Ao ver o símbolo da águia na camisa de um dos guardas na prisão, Randy finalmente consegue lembrar claramente do seu passado. Na verdade, foi Ernest quem o assassinou com uma peça em formato de águia e o vestiu com sua camisa de boliche suja de sangue antes de esconder seu corpo no quintal.
Essa descoberta é bastante impactante para Randy, que passa por um momento de profunda emoção com Monroe e chega a enxugar as lágrimas do médico. Isso o leva a deduzir que fantasmas ainda contam com sentimentos e o faz atacar a segurança da sela para ajudar a entidade a se libertar da prisão.
Randy corre para avisar Kevin que ele corre perigo ao confiar em seu assassino, mas pode ser tarde demais, já que Ernest volta para a sua antiga casa bêbado com uma arma e a aponta para Kevin. Com medo de que seu passado seja escancarado, ele decide matar o rapaz, mas antes conta toda a verdade a ele e explica o que motivou seu crime. Como ele e sua esposa não podiam ter um filho, eles aproveitaram a morte da esposa de Randy para matar o rapaz e assumir June como se fosse sua filha.

Ernest está a um passo de matar Kevin quando Frank e Fulton chegam em casa e conseguem tirar o rapaz da mira do atirador — mesmo que saiam feridos no embate. Já no sótão, Kevin consegue atacar Ernest por trás, mas acaba sendo dominado pelo criminoso, o qual é surpreendido pela chegada de Randy, que lhe dá um soco.
Kevin fica maravilhado e feliz com o retorno do amigo e Ernest aproveita a distração para colocá-lo novamente sob a mira de sua arma, mas é empurrado com força por Frank e acaba morrendo. Nesse momento, Kevin tem de volta o respeito por seu pai, visto que ele voltou a ser o herói que ele achava anteriormente ao arriscar sua vida para protegê-lo.
Final feliz
De volta ao mundo real, Kevin explica à CIA que Randy voltou para o lado espiritual após conseguir fazer justiça com sua morte. Mesmo que o vice-diretor da agência de segurança americana não acredite completamente no rapaz, ele não tem outra opção a não ser abandonar o caso, já que o fantasma desapareceu completamente.
Antes de Randy migrar para outro plano, no entanto, Kevin deu um jeito de promover um encontro dele com sua filha, June e depois teve a mesma experiência de despedida com o amigo, que começou lentamente a desaparecer após o momento extremo de felicidade em conseguir resolver suas pendências aqui na terra.
No final, Kevin e Joy se firmam como um casal e compartilham um momento romântico. O rapaz se pergunta se Randy ainda está o assistindo e a lâmpada pisca confirmando que sim — onde quer que o rapaz esteja ele ainda se importa com o rapaz que o ajudou mesmo após sua morte.
Comentar