Início » Excluídos: saiba quem são Carl e Dione e entenda o que Neve faz no final do filme da Netflix
Cinema Netflix Notícias

Excluídos: saiba quem são Carl e Dione e entenda o que Neve faz no final do filme da Netflix

Excluídos, novo filme da Netflix (Foto: Reprodução)
Excluídos, novo filme da Netflix (Foto: Reprodução)

falamos brevemente sobre Excluídos, o novo thriller psicológico de ficção da Netflix que vem mexendo com a cabeça de muito espectadores desde que foi lançado, na última sexta-feira. Como já tratamos, a trama do filme acompanha a vida de Neve, uma mulher que mora no subúrbio britânico com a sua família em uma vida, ao que parece, tranquila.

Porém, com o passar do tempo ela começa a presenciar momentos bizarros e perturbadores, eventos que a fazem questionar de sua sanidade mental. A chegada de um casal misterioso à cidade é o mote para essa situação, visto que eles passam a aparecer para ela em momentos completamente bizarros.

Mas como essa história se desenrola até chegar nesse ponto e como ela termina? Isso é o que veremos hoje nesta publicação especial sobre Excluídos!

Quem é Neve?

Antes de adentrarmos na história mais sombria do filme, contextualizemos um pouco sobre a protagonista. Logo no início do filme, ela nos é apresentada como Cheryl, uma mulher que decide abandonar sua antiga vida após tanto sofrer com um relacionamento abusivo e coma  desigualdade sistêmica.

Agora no presente, com uma vida completamente nova, ela é moradora de um bairro rural de classe média alta predominantemente branco, mesmo tendo traços de etnias diferentes. Ela é a vice-diretora de uma escola particular da região e faz de tudo para se encaixar no contexto em que está inserida.

Excluídos, novo filme da Netflix (Foto: Reprodução)
Excluídos, novo filme da Netflix (Foto: Reprodução)

Internalizando as microagressões racistas de seus colegas e fazendo de tudo para deixar de lado qualquer resquício de sua negritude, Neve esconde boa parte de seu passado da sua atual família, formada pelo marido Ian e por seus dois filhos adolescentes, Sebastian e Mary.

Essa sua vida de fachada começa a se romper com a chegada de Carl e Dione, dois jovens negros que parecem estar, de certa forma, a perseguindo. Carl, inclusive, chega a se tornar zelador da escola em que ela é diretora — o que aumenta nossa tensão e desejo de saber quem são aqueles dois.

Sangue conhecido

É revelado posteriormente que ambos são Marvin e Abigail, os dois filhos que (ainda como Cheryl) Neve abandonou no passado. Eles estão na cidade há cinco dias observando todos os passos da mãe, inclusive tendo feito amizade com Sebastian e Mary.

Dispostos a colocar a história sobre seus passados a limpo, Carl e Dione contam sobre o abandono promovido por Neve para os dois irmãos e para Ian. Ambos ficam revoltados com a história e cobram a protagonista por explicações ou por qualquer justificativa.

Excluídos, novo filme da Netflix (Foto: Reprodução)
Excluídos, disponível na Netflix (Foto: Reprodução)

Sem saída, Neve explica à atual família que teve que deixar os filhos para trás para fugir do pai abusivo deles, prometendo dar uma maior explicação depois. Antes disso, ela decide encontrar Carl e Dione para “consertar” as coisas e ouve dos filhos que ela simplesmente não os quis, embora pense que na verdade apenas os deixou sob os cuidados de sua irmã.

Dione acredita que o fato de Neve estar com eles novamente é um indício de que ela vai deixar eles entrarem em sua atual família, mas a protagonista pretende simplesmente suborná-los, dando a eles 20 mil euros para ajudá-los a “consertar” o passado, o que os começar tudo de novo.

Family Reunion

Achando que isso foi suficiente para manter seus antigos filhos distante — bem, pelo menos por um tempo —, Neve retorna para casa como se nada tivesse acontecido. Ela faz as pazes com a sua atual família e diz a eles que está tudo certo com seus dois primeiros filhos e que eles voltaram para longe.

É aí que a protagonista se engana, já que dinheiro está longe de ser o objetivo de Carl e Dione, os quais pretendem promover uma verdadeira “Reunião Familiar” — que é o título do último ato do longa —, invadem a casa de Neve e mantêm toda a família como refém para que comemorem juntos o aniversário de Dione.

Excluídos, novo filme da Netflix (Foto: Reprodução)
Excluídos, novo filme da Netflix (Foto: Reprodução)

Em meio à casa completamente alagada, os irmãos chegam a pedir comida chinesa para comemorar a data e até mesmo obrigam os familiares a jogar Scrabble. Revoltado com Neve após descobrir que ela tentou subornar seus primeiros filhos, Ian é levado à academia doméstica e obrigado por Carl a levantar muito peso — morrendo esmagado por não conseguir.

Sabendo que o marido está morto e que os filhos atuais não a perdoarão pelo que ela os fez passar, Neve toma a mesma decisão do passado e decide abandoná-los novamente. Ela aproveita a chegada da comida chinesa e, sem que ninguém perceba, monta na moto do entregador e deixa os filhos para trás.

O final inesperado…

Todos os quatro filhos ficam horrorizados com o mais recente abandono da mãe quando escutam o barulho da moto se afastando. Foi mais uma forma da personagem de sair por cima, algo que ela já fez bastante, especialmente na nova fase de sua vida, época em que ela escondeu suas emoções para manter o controle.

Antes de fugir, inclusive, a mulher dá uma pista de que está prestes a ir embora, quando vai até a mesa em que os filhos estão sentados e pede desculpas. “Sinto muito pela forma como isso acabou. Espero que um dia você possa me perdoar”, diz ela em uma das frases mais ambíguas de todo o filme.

Isso, porque não fica muito claro se ela está pedindo desculpas a Dione — visto que a abandonou com Carl no passado — ou se a Sebastian e Mary, pelo que acabou fazendo os filhos passarem no presente não somente por causa de sua atitude pretérita como também da sua falta de reconhecimento no presente.

Sobre o autor

Douglas Nascimento

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário