Início » Entenda o final e conheça as histórias reais de Busca Imediata: Pessoas Desaparecidas, série documental da Netflix
Netflix Séries

Entenda o final e conheça as histórias reais de Busca Imediata: Pessoas Desaparecidas, série documental da Netflix

Busca Imediata: Pessoas Desaparecidas
Busca Imediata: Pessoas Desaparecidas (Foto: Reprodução)

Um dos gêneros que estão mais em alta no audiovisual atualmente é o de crimes reais, tanto em podcasts quanto em filmes ou séries documentais, como é o caso de Busca Imediata: Pessoas Desaparecidas, a mais nova produção da Netflix que — em vez de focar em assassinatos ou crimes macabros como outras séries do gênero — tem como alvo pessoas desaparecidas.

A mais nova série documental do serviço de streaming foca em quatro diferentes casos de responsabilidade do departamento do xerife de uma pequena cidade do estado da Carolina do Sul (Estados Unidos). Além de mostrar os casos em si, a trama mostra também o efeito das investigações na vida pessoal dos detetives e muitos outros detalhes sobre os quais discorreremos a seguir.

Quem é Vicki Rains?

A série começa em Columbia, onde a investigadora Vicki Rains recebe um novo caso sobre uma idosa desaparecida. Após trabalhar em grandes crimes por décadas, ela agora se dedica ao departamento de pessoas desaparecidas pois acha que deve trabalhar para prevenir mortes antes que elas ocorram. Ela é acompanhada pela capitã Heidi Jackson e pelo investigador sênior J. P. Smith — cada um com casos diferentes.

A idosa desaparecida em questão é Lorraine Garcia (60), a qual desaparece um dia após relatar aos vizinhos que seu filho é violento e ameaçador com ela. O rapaz em questão é Anthony, que já foi do exército americano e sofre de TEPT, tendo natureza bastante violenta. Ele afirma que não fez nada com a mãe, mas é isso que os nossos profissionais irão investigar ao decorrer da produção.

Busca Imediata: Pessoas Desaparecidas
Busca Imediata: Pessoas Desaparecidas (Foto: Reprodução)

Outro caso envolve a jovem Amirah Watson, cujo pai afirma que a mãe biológica da jovem a sequestrou e fugiu para algum lugar após a justiça a negar a custódia da menina. O terceiro caso, por sua vez, acompanha David Taylor, outro idoso que misteriosamente desaparece após ganhar US$10 mil na loteria. Por fim, há o caso de Sietta Stevens, de 18 anos, que está sumida há dias após sair para o cinema.

O caso Lorraine

O primeiro caso que explicaremos é o da idosa Lorraine Garcia, que é acompanhado de perto por Rains e sua equipe. A casa da mulher está atualmente vazia e conta com buracos nas paredes internas, bem como cordas prendendo as maçanetas e uma das portas “presa” com um pedaço de madeira. No local, a polícia encontra coisas como a foto e o tapete de Lorraine do lado de fora da casa e seu telefone dela queimando dentro de um barril no quintal.

O caso vai tomando forma à medida que a polícia vai falando com vizinhos e conhecidos. Descobrimos que foi a ex-mulher de Anthony quem ligou para a polícia para comunicar o desaparecimento da idosa, já que estranhava o fato de nunca mais ter tido notícias da sua ex-sogra. O rapaz se torna o principal suspeito e descobrimos que ele tinha ataques de paranóia extrema, acreditava que alguém estava pronto para machucá-lo e que provavelmente confeccionou as cordas nas maçanetas como medidas de segurança.

 Busca Imediata: Pessoas Desaparecidas

Interrogado pela polícia, o rapaz afirma que a mãe não estava tomando seus medicamentos e logo descobrimos que ele vendeu a casa que pertencia à idosa através do Facebook Marketplace. Através do banco, que envia à polícia uma mensagem de voz na qual uma idosa chamada Lorraine solicita seus próprios dados bancários, Vicki descobre que a idosa está viva e saudável e que fugiu de sua casa para outro local por estar cansada dos maus-tratos do filho e temer por sua vida.

O caso Amirah

O menos complicado dos quatro casos explorados pela primeira temporada, o de Amirah Watson é igualmente delicado por se tratar de uma menina de apenas dez anos. Durante as investigações, é descoberto que a mãe da pequena ganhou o direito de ver a filha em determinadas ocasiões, mas na primeira oportunidade acabou a raptando e a levando para algum lugar. A única pista que eles têm é Tynesha, tia da mãe da menina que pode saber onde ela e a jovem estão.

 Busca Imediata: Pessoas Desaparecidas
Busca Imediata: Pessoas Desaparecidas (Foto: Reprodução)

A mulher confirma que tem conversado com as duas e diz que Amirah está segura e feliz com a mãe, mas nada diz sobre a localização dela. Tynesha diz que a fuga se deu por a família acreditar que a decisão do tribunal foi injusta. Na verdade, o pai da menina era muito abusivo e cruel com ela, mas como era rico conseguiu a custódia. Elas são encontradas escondidas na casa de um parente sem nome, mas a história tem um final feliz, já que o pai da menina não faz nenhuma denúncia por não querer que ela testemunhe contra sua mãe em um tribunal.

O caso David

Um dos mais intrigantes de toda a série, o caso David Taylor mostra que a caminhonete do idoso foi encontrada ao lado de uma rodovia com carteira e identidade dentro. No momento do desaparecimento, ele procurava um escritório para receber o dinheiro que ganhou na loteria e dirigia por toda a cidade com essa finalidade. A empresa de loteria, por sua vez, atesta que ninguém havia ainda solicitado o prêmio.

 Busca Imediata: Pessoas Desaparecidas
Busca Imediata: Pessoas Desaparecidas (Foto: Reprodução)

Um incidente do dia do desaparecimento no qual um homem estacionou ao lado da rodovia e depois atravessou às pressas ajuda a solucionar o caso. Ao investigar o acontecido, a polícia encontra David morto embaixo de uma árvore com uma quantidade grande de metanfetamina em seu sangue. Ele morreu de hipotermia, provavelmente tendo começado a delirar ao usar drogas enquanto procurava o escritório. A fuga desesperada indica que ele ficou com medo de que alguém tivesse o perseguindo, tendo abandonado a caminhonete e seguindo para a área florestal.

O caso Sierra

No último caso da temporada, a polícia se preocupa bastante com o desaparecimento da jovem devido a área onde ela foi vista pela última vez ter um grande histórico de venda de garotas para o comércio de carne. No entanto, nada é encontrado na internet e nem mesmo em sites ilícitos, havendo apenas a pista de que a jovem deixou seus pertences para trás e não levou nada com ela.

Uma denúncia de alguém que teria a visto em Hartsville leva a polícia a descobrir que ela estava na casa de sua amiga Emily e que tudo não passou de um mal-entendido. E ele tinha tudo a ver com o passado da jovem, que viu sua mãe morrer cedo, matou uma mulher por acidente com o carro de seu pai e o presenciou ser preso por negligência, sendo obrigada a morar em um lar adotivo até os 18 anos.

 Busca Imediata: Pessoas Desaparecidas
Busca Imediata: Pessoas Desaparecidas (Foto: Reprodução)

No dia do seu desaparecimento, Sierra acabou dormindo na casa de um amigo e, ao voltar para casa no outro dia, se deparou com a polícia no local, já que sua família já havia comunicado seu desaparecimento. Sem entender nada e com medo de ser presa novamente, ela se abrigou com Emily em Hartsville e não deu mais notícias — o que só reforçou a seus pais adotivos a ideia de desaparecimento.

O que acontece com Vicki?

No final, nossa protagonista se encontra com Sierra e garante que está tudo bem e que ela pode voltar para casa. Ao mesmo tempo, ela pensa em deixar o departamento de desaparecidos, já que a morte de David a abalou bastante e ela acha que poderia ter impedido o pior se agisse mais cedo. Por outro lado, o resgate de Vicki dá a ela forças para continuar no departamento, visto que ela pode salvar e ajudar mais pessoas dessa forma.

 

Sobre o autor

Douglas Nascimento

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário