Início » Entenda o final da Parte 2 de A Lição e saiba se Dong-Eun consegue sua tão sonhada vingança
Netflix Séries

Entenda o final da Parte 2 de A Lição e saiba se Dong-Eun consegue sua tão sonhada vingança

A Lição (Foto: Reprodução/Netflix)
A Lição (Foto: Reprodução/Netflix)

Se você leu nosso post sobre a Parte 1 da primeira temporada da instigante série A Lição, da Netflix, muito provavelmente ficou curioso para saber como a história de vingança envolvendo Dong-Eun continua — afinal, a história havia terminado com um gancho daqueles de arrepiar os cabelos de quem assistiu.

Na primeira parte da produção, vale recordar, a protagonista focou sua vingança em Park Yeon-Jin, se infiltrando na vida dela e até mesmo virando professora do colégio onde a filha da rival estudava. No passado, Yeon-jin foi uma das integrantes do grupo que praticou diversos tipos de violência contra ela na escola.

Aos poucos, a jovem vai conseguindo mostrar a verdade ao marido da rival, Do-Yeong. Com a ajuda da protagonista, ele acaba descobrindo vários podres sobre a sua esposa — inclusive que ela o traiu com outro membro da antiga gangue (Jae-Jun) e que este é o verdadeiro pai da filha do casal.

Outro mistério deixado na primeira parte da temporada diz respeito à morte de Yoon So-Hee. Também ex-integrante do antigo grupo de valentões, a jovem se redimiu e aceitou se juntar a Dong-Eun na luta contra Yeon-jin, mas acabou sendo encontrada morta no chão, com sapatos que pertenciam à vilã.

A principal suspeita!

A cena do crime foi o cenário perfeito para que Dong-Eun suspeitasse logo de cara que a vilã foi a grande responsável pelo crime, visto que ela era quem mais tinha a perder com a história e as circunstâncias de sua morte foram, no mínimo, suspeitas — para não falar outra palavra.

Enquanto praticamente todo mundo pensa que a jovem pulou do prédio da escola, a protagonista tem certeza que não foi apenas isso que aconteceu, visto que So-Hee se preparava para viajar para a Rússia como parte do pagamento por sua ajuda. Ao mesmo tempo, a mãe da falecida tem implorado a ajuda de todos para ver sua filha uma última vez.

A Lição (Foto: Reprodução/Netflix)

O corpo dela, no entanto, está num necrotério no hospital de Yeo-Jeong, o homem com quem a protagonista se envolveu e que decidiu a ajudar em sua vingança. Dong-Eun promete fazer de tudo para vingar tanto So-He, quanto a mãe da ex-aliada, se dedicando a encontrar evidências contra Yeon-Jin.

Responsável, mas até certo ponto

À medida que a história avança, descobrimos o grau de responsabilidade de Yeon-Jin  quanto à morte da ex-integrante de seu grupo. Enquanto todos pensamos que ela empurrou Yeo-Jeong brutalmente para matá-la, a verdade é que ela foi apenas a causadora indireta da queda.

É que So-He simplesmente escorregou do prédio quando estava sendo intimidada por Yeon-Jin. Isso explica o porquê de não terem sido encontradas evidências corporais que incriminasse, a vilã — que não deixa de ter sido responsável de certa forma pelo acontecido, já que não haveria o acidente se ela não tivesse intimidado a falecida.

Um distanciamento inesperado

Outro ponto importante da segunda parte é o romance — ou o distanciamento — entre Dong-Eun e Yeo-Jeong. A jovem fica cada vez mais apaixonada pelo homem à medida que sua vingança vai se aprofundando. Porém, seus traumas do passado dificultam bastante qualquer relação com alguém.

Não foi só Yeo-Jin e seu grupo que machucaram a jovem protagonista, mas também sua própria mãe. Ela sempre foi muito abusiva com a filha e nunca se importou com ela — apenas com a bebida. Para Dong-Eun, isso a machucou fisicamente e emocionalmente, tanto quanto a vilã a fez um dia.

A Lição (Foto: Reprodução/Netflix)
A Lição (Foto: Reprodução/Netflix)

Essa é uma faceta que é mostrada em detalhes e acaba sendo revelada como um verdadeiro plot-twist, já que no início da história não imaginávamos que o passado da protagonista com sua mãe era tão sombrio. E tal história impacta diretamente nas relações que a jovem estabelece no presente.

Para se relacionar com alguém, Dong-Eun precisa antes curar suas profundas cicatrizes, o que só é possível com muito esforço, amor e paciência — isso tudo lhe é oferecido por Yeo-Jeong. Porém, a quantidade substancial de amor e paciência dadas pelo homem começou a afetar a protagonista, e não a ajudá-la.

A Lição (Foto: Reprodução/Netflix)
A Lição (Foto: Reprodução/Netflix)

Isso porque a jovem não gostaria nada que ele fosse prejudicado por sua vingança e quer que ele lhe espere até que seu plano seja completamente concluído — o que é aceito por Yeo-Jeong sem problemas. Então, podemos concluir que foi o amor que afastou os dois temporariamente, e não o contrário.

A vingança é concretizada?

O final da primeira temporada volta a ter o núcleo de Yeon-Jin como foco, especialmente toda a história cabulosa por trás do relacionamento dela com outro homem enquanto estava casada com Do-Yeong. A verdade chega aos ouvidos da mãe do homem, que não gosta nada de saber que o filho foi traído.

Após descobrir que Ye-Sol não é sua neta biológica, a mulher começa a correr atrás de Yeon-Jin com um pedaço de madeira. Ao mesmo tempo, Dong-Eun trabalha para expor publicamente os podres da rival com a ajuda da internet — que é uma boa aliada na hora de incriminar a vilã por seus podres.

A Lição (Foto: Reprodução/Netflix)
A Lição (Foto: Reprodução/Netflix)

Ela acaba sendo abandonada por todos que estavam à sua volta, como é o caso de Jang Heyon-Nan e De-Yeong. A maioria dos amigos da vilã também paga por seus pecados, mas seu maior castigo para ela é ficar sozinha em uma cela na prisão — em contraste com a vida que sempre amou possuir, cheia de brilho e de pessoas à sua volta.

Com isso, pode-se dizer que Dong-Eun finalmente consegue exercer a vingança que sempre planejou, ao ver a sua grande algoz do passado apodrecendo sozinha, longe de qualquer dinheiro e glamour e dos supostos amigos. Como falamos na primeira matéria, esses eram os grandes objetivos dela.

A Lição que tiramos do amor

Mas engana-se quem acha que Yeo-Jeong ficou para trás na história e não teve seus dramas solucionados. O homem consegue finalmente se vingar pelo assassinato de seu pai, Kang Yeong-Cheon, acabando sendo uma espécie de reflexo da história muito bem sucedida da mulher que ele ama.

Com o grande amor dos dois, A Lição mostra não somente uma pura e simples história de vingança, mas também trata de assuntos importantes. Ela se vinga, mas também conta com o apoio de alguém que não sairia de seu lado em nenhuma circunstância e que é crucial para o sucesso de sua empreitada.

Dong-Eun nunca duvidou do amor do homem por ela, mas ao mesmo tempo que o envolveu em sua história, depois fez de tudo para protegê-lo de qualquer perigo justamente por não ser como sua maior rival, que agia por interesse e não se importava com as pessoas que estavam ao seu lado.

Sobre o autor

Douglas Nascimento

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário