
Na semana passada, fizemos uma lista com sete filmes cuja história é baseada em fatos que aconteceram na vida real, mas não esqueçamos de falar também sobre séries. Há várias delas disponíveis nos principais serviços de streaming que você possa imaginar, com opções para todos os gostos que vão desde histórias criminais até produções sobre toda uma era da história resumida em algumas dezenas de episódios.
Hoje, vamos passear pelo vasto universo de produções baseadas em histórias reais e recomendar sete séries do gênero, as quais podem ser encontradas em plataformas reconhecidas como Netflix, Star+, HBO Max e Apple TV+.
Vamos à lista?
Narcos (Netflix)
É impossível falar de séries baseadas em fatos reais sem lembrar da série que foi um dos primeiros grandes fenômenos da Netflix do gênero. Protagonizada pelo brasileiro Wagner Moura, a produção aclamadíssima teve nada menos que todas as suas três temporadas já disponibilizadas na plataforma de streaming e foi indicada a vários prêmios de renome internacional.
Sobre a história da produção em si, ela foca na vida e trajetória do narcotraficante Pablo Escobar, um dos (muito provavelmente o) criminosos mais reconhecidos da América Latina. Mais precisamente, segundo a Netflix, a série aborda em detalhes o mundo do tráfico e é baseada na história real de violência e poder dos cartéis colombianos.
American Crime Story (Star+)
Para quem gosta de uma boa antologia, uma ótima opção de produção é American Crime Story, que é uma espécie de “spin-off” (entre muitas aspas) do mega-sucesso American Horror Story. Se a série de terror contava uma grande história de terror a cada nova temporada, a mais recente produção foca em casos bastante famosos de crimes que aconteceram na America.
A primeira temporada, por exemplo, focou na história do crime e julgamento de O.J. Simpson, considerado por muitos como o “julgamento do século”. As duas outras temporadas da produção, que está inteiramente disponível no catálogo do Star+, falam sobre o assassinato de Gianni Versace e sobre o processo de impeachment do ex-presidente americano Bill Clinton.
The Crown (Netflix)
Para quem gosta de um bom conto de fadas com contornos de realidade, certamente The Crown é uma boa pedida. A série da Netflix, que ainda está em andamento após 5 temporadas, aborda um dos períodos mais longevos da história do mundo: o do reinado da rainha Elizabeth II, que faleceu no final do ano passado e cedeu o trono para o agora rei Charlles, após 70 anos com a coroa.
A série aborda períodos bastante marcantes na história do Reino Unido, como o casamento e a ascensão de Elizabeth ao trono, seus dilemas matrimoniais, diferentes primeiro-ministros que já governaram a Nação (incluindo nomes como Winston Churchil e Margareth Tatcher) e episódios mais recentes como a trajetória da princesa Diana, conhecida como a princesa do Povo.
Genius (Star+)
Outra biografia presente na nossa lista é a do físico e gênio Albert Einstein. Com um nome um tanto quanto conveniente, Gênius está disponível no Star+ e foi produzida pelo canal National Geographic como uma inspiração na obra de Walter Isaacson, jornalista americano e o biógrafo mais importante da atualidade que já escreveu bastante sobre Einstein.
Indicada a vários Emmys, a série Genius conta como grande diferencial com a abordagem mostrada sobre Albert Einstein, que é bem diferente da do cientista que vemos frequentemente em documentários e livros didáticos. Os dramas pessoais do físico — que não foram poucos — são retratados com intensidade desde os primeiros minutos do programa.
Black Bird (Apple TV+)
Quem gosta de histórias de crimes reais pode dar uma chance para Black Bird, série original do Apple TV+, uma das produções televisivas mais aclamadas da atualidade. Acompanha a história de James “Jimmy” Keene, que se voltou para uma vida de crimes até ser preso como parte de uma operação mais ampla chamada Operação Snowplow.
Antes um jovem promissor, ele decidiu ficar na área de Chicago para estar perto de seu próspero negócio e aceitou um acordo judicial que ele acreditava ser de cinco anos, liberado com liberdade condicional após quatro anos. No entanto, como fruto de uma conspiração, ele foi flagrado com a posse de várias armas de fogo detidas ilegalmente e foi condenado a dez anos sem liberdade condicional.
A Small Light (Star+)
Histórias relacionadas à II Guerra Mundial e ao momento trágico da história da humanidade conhecido como Holocausto são sempre fontes para várias produções de TV e cinema no mundo todo, mas produções relacionadas a Anne Frank, como é o caso da minissérie A Small Light (disponível no Star+) sempre despertam uma maior curiosidade entre o público.
A produção não fala diretamente de Anne, mas sim de Miep Gies, uma mulher dedicada e obstinada que arriscou a própria vida ao abrigar e ajudar famílias que eram potenciais vítimas do regime genocida de Adolf Hitler. Entre as famílias e pessoas ajudadas por ela, estava justamente Anne Frank, cujo diário é um dos livros mais traduzidos de todo o mundo.
Band of Brothers (Netflix, HBO Max)
Ainda falando sobre o período sombrio da II Guerra Mundial, outra boa série é a minissérie Irmãos de Guerra (Band of Brothers), que acompanha em detalhes uma série de eventos enfrentados por soldados americanos na luta contra o Eixo durante o confronto mais sangrento da história da humanidade.
Produzida pela HBO, a minissérie está, por motivos óbvios, disponível no catálogo do HBO Max, mas também chegou recentemente ao da Netflix, dando mais uma boa e excelente opção para quem há muito tempo pensava em acompanhá-la.
Comentar