
A Netflix possui um verdadeiro universo de filmes e séries ficcionais, mas engana-se quem acha que apenas histórias que surgiram das mentes criativas de roteiristas em todo o mundo estão na plataforma. O maior serviço de streaming do mundo é um verdadeiro mar de produções inspiradas em histórias reais, as quais vão desde documentários até a filmes com uma maior liberdade artística e de roteiro.
E se você é daqueles que não perde uma boa história baseada na vida real, saiba que você está no lugar certo. Hoje, daremos dicas de 7 filmes do gênero disponíveis no catálogo da Netflix. Temos desde clássicos que já fazem parte do imaginário popular, quanto longas que foram lançados há pouco tempo — e que não deixam de ser tão bons quanto, vale destacar.
Vamos à lista?
O Menino Que Descobriu o Vento (2019)
Começamos falando de um longa que é relativamente recente, mas já é considerado um dos maiores clássicos dos dias atuais. O Menino Que Descobriu o Vento é inspirado em um livro de ciências que acompanha a história de William Kamkwamba, um menino inteligentíssimo e autodidata que descobriu um método para gerar energia eólica no meio das terras secas do Malawi.
Garantindo a irrigação das colheitas e a sobrevivência de uma população faminta, o menino (que existiu no mundo real) foi a fonte de inspiração para o diretor Chiwetel Ejiofor, que certamente consegui inspirar e fornecer um exemplo real para o mundo sobre a importância dos estudos sobre temas como ecologia, políticas humanitárias e senso de comunidade.
O Menino que Descobriu o Vento é um filme original da Netflix e conta com nomes consagrados como Maxwell Simba, Chiwetel Ejiofor e Aïssa Maïga em seu elenco. Indicado ao Oscar e vencedor do BAFTA com a aclamadíssima direção de Ejiofor, o longa é certamente bastante inspirador e uma ótima opção para acompanhar atualmente.
Rocketman (2019)
Filmes biográficos são sempre boas opções para quem pretende conhecer mais a fundo a história de um artista ou personalidade, mas não tem muito tempo para se dedicar à leitura de um livro. Um dos mais recentes (e elogiados) trabalhos nesse sentido é o filme Rocketman, que se dedica a contar parte da história de vida e carreira de um dos maiores astros da música de todos os tempos.
O filme mostra como o jovem tímido Reginald Dwight se transformou no grande Elon John, passando pela infância complicada — fruto do descaso do pai pela família — passando pela ascensão na carreira até os dias de glória. Rocketman conta com uma abordagem diferenciada com releitura das músicas do superstar, incluindo relações profissionais e pessoais do astro.
Rocketman é mais um dos filmes premiados da nossa lista. Disponível também no catálogo do Star+ (o que é uma das vantagens de não ser um original da Netflix), o longa foi vencedor do Oscar e do Globo de Ouro, se consagrando como um dos filmes musicais de cunho biográficos mais bem-sucedidos já lançados na história do cinema.
O Enfermeiro da Noite (2022)
Nem toda história real é inspiradora. Há aquelas que causam medo, choque e terror em quem as assiste. É o caso de O Enfermeiro da Noite, produção da Netflix dirigida por Tobias Lindholm que adapta a história de Charles Cullen, enfermeiro americano que chocou os Estados Unidos ao ser preso em 2003 por induzir a morte de 29 pacientes aos seus cuidados.
Inspirado no livro The Good Nurse: A True Story of Medicine, Madness, and Murder (O Bom Enfermeiro: Uma História Real de Medicina, Loucura e Assassinato/ tradução livre), o filme contém elementos de ficção em meio aos elementos reais assustadores da história original, tendo oferecido uma abordagem pra lá de bem recebida por todos aqueles que assistiram à produção.
Contando com os vencedores do Oscar Jessica Chastain e Eddie Redmayne no elenco, o filme foi bem recebido também pela crítica, conseguindo aprovação de 75% dos críticos do Rotten Tomatoes (selo Fresh), bem como nota de 6,8 no IMDB — o que mostra bem que o longa consegue agradar tanto o público quanto especialistas em cinema como um todo.
A Rede Social (2010)
Temos também indicação para quem é aficcionado em tecnologia. O filme A Rede Social foi um dos maiores fenômenos do ano de 2010, tendo como pano de fundo a história por trás da criação de uma das redes sociais mais populares da história da internet, o Facebook, criado com a finalidade de facilitar a comunicação entre colegas na faculdade em Harvard.
O filme acompanha a saga de Mark Zuckerberg, analista de sistemas da universidade que começa a trabalhar em uma nova ideia em frente a seu computador. Apenas seis anos mais tarde, ele simplesmente se tornou o mais jovem bilionário da história com o sucesso do projeto — o que, no entanto, trouxe complicações para a sua vida social e profissional.
Como quem não queria nada, A Rede Social conquistou tanto o público quanto a crítica, se tornando um dos grandes destaques das maiores premiações do cinema mundial. Disponível também no catálogo do HBO Max e do Amazon Prime Video, o filme abocanhou nada menos que cinco indicações ao Oscar, tendo levado três estatuetas no maior evento cinematográfico anual.
Última Parada 147 (2008)
Temos também filme nacional na nossa lista — não poderia faltar, né? Um dos filmes mais surpreendentes do final da primeira década do século XXI no Brasil, Última Parada 147 aborda uma história pouco conhecida relacionada a um dos sequestros mais notórios da história do Brasil, o do ônibus 147, que foi transmitido praticamente ao vivo na TV com ampla repercussão.
Basicamente, o filme retrata a história de vida do sequestrador, Sandro (Michel Gomes), que ainda criança vê sua mãe ser morta por dois ladrões. Apesar de ficar sob os cuidados da tia, ele decide fugir e passa a conviver com um grupo de garotos que dorme na igreja da Candelária, onde tem acesso ao mundo das drogas — de onde não sairia com facilidade.
Analfabeto, Sandro sonhava em ser um famoso compositor de rap e esperava contar com a ajuda de Walquíria, que realiza um trabalho voluntário junto a meninos de rua. Só que Sandro testemunhou mais uma tragédia, a chacina da Candelária, onde 8 meninos de rua foram mortos pela polícia — alguns dos terrores vivenciados por ele antes do fatídico sequestro.
Extraordinário (2017)
Sabe aqueles filmes que proporcionam um misto de emoções quando os assistimos? Extraordinário é um deles, pois certamente consegue nos deixar tristes, felizes, esperançosos, destroçados — dentre outros turbilhões de sentimentos — ao mesmo tempo. E esses sentimentos são ainda mais aguçados quando levamos em consideração que se trata de uma história real.
Basicamente, o longa acompanha a história de Auggie Pullman, um garoto que nasceu com uma deformação facial — o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele pela primeira vez passa a frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança, mas (ao contrário das outras) precisa lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos à sua volta.
Mesmo não sendo tão bem avaliado como outros filmes da nossa lista, Extraordinário foi amplamente elogiado tanto pela crítica, quanto pelo público. O longa conta com a excelente aprovação de 86% no Rotten Tomatoes, bem como nota 7,9 no iMDB — consolidando-se como sucesso tanto de crítica, quanto de público.
Dois Papas (2019)
Outro longa bastante premiado é Dois Papas, que tem um dedinho brasileiro — do diretor Fernando Meirelles — e acompanha uma série de encontros entre o então Papa Bento XVI e o então cardeal de Buenos Aires Jorge Mario Bergoglio, futuro papa Francisco.
Os encontros não ocorreram da forma como foram retratados no filme — inclusive, Bento XVI nunca discutiu sua renúncia com o futuro substituto —, mas as discussões filosóficas entre os dois são formas de colocar em cena as questões pelas quais a Igreja Católica está enfrentando no início do século XXI — o que dá ao longa um aspecto de inspiração na vida real.
Cotado como o melhor filme de 2019, Dois Papas foi indicado aos Oscars de Melhor Ator (Jonathan Pryce), Melhor Ator Coadjuvante (Anthony Hopkins) e melhor Roteiro Adaptado — se consagrando como um dos longas mais aclamados da história da Netflix.
Comentar