
Estreou recentemente no catálogo da Netflix o filme Assombrosas, o mais novo longa espanhol que está fazendo muito sucesso na plataforma. Com uma história de tirar o fôlego elogiada tanto pela crítica, quanto pelo público, a trama está repleta de personagens ricos, complexos e completamente envolvidos na trama baseada na história do grupo real Hepta Group.
No longa, um padre recruta três mulheres para se unirem no trabalho de rastreamento e comunicação com mortos, com o objetivo de travar uma guerra contra espíritos malignos e coisas de outros planos misteriosos de existência. Mas como essa história se desenrola e termina? É isso que vamos descobrir nessa matéria especial, com o final explicado de Assombrosas.
Quem são os integrantes do grupo?
Primeiro de tudo, falemos um pouco sobre essas três mulheres e suas especialidades. A primeira delas é Gloria, uma mulher que sofre com tabagismo, mas ao mesmo tempo uma talentosa médium. A segunda, Sagrario, é uma viúva que tenta desesperadamente seguir com sua vida apesar dos contatos frequentes de seu falecido marido. A terceira é Paz, uma gênio das câmeras que é a responsável por documentar os “encontros” do grupo com os mortos.
Elas formam um grupo bastante renomado na sociedade espanhola — algo semelhante aos Caça-Fantasmas — e já trabalham juntas há anos, especialmente após um caso particularmente preocupante se desenrolou no ano de 1998 e obrigou as caçadoras de fantasma a se mexerem para resolvê-lo. Elas conseguiram e passaram a atuar juntas, sempre com sucesso na resolução dos casos.

Logo no início do filme, o grupo recebe a missão de rastrear uma entidade que feriu gravemente o Padre Pilon enquanto ele investiga a aparição de um poltergeist em uma loja de antiguidades. Elas são acompanhadas por um jovem cientista universitário bastante cético chamado Pablo, o qual tem como intenção principal refutar racionalmente sua lógica inexplicável.
Sagrario, Gloria e Paz têm um ótimo relacionamento como colegas e até mesmo como amigas. Elas brincam bastante uma com a outra e nem mesmo a missão de rastrear o responsável pelo ataque ao Padre Giron é capaz de acabar com os papos descontraídos delas, que caminham pela loja de antiguidade ao mesmo tempo que coisas estranhas acontecem — como lustres que giram, móveis que se movem misteriosamente e objetos voadores e luzes.
As três propõem e levantam teorias sobre o acontecido repetidamente, mas ao mesmo tempo o jovem universitário faz questão de explicá-las usando a ciência. Para descobrir de fato o que elas estão perseguindo, é usado o tradicional tabuleiro Ouija, para que Glória possa finalmente fazer seu trabalho para se comunicar com a entidade diretamente do além.
Um espírito muito poderoso
Uma vez que todos percebem que estão lidando com algo além das compreensões humanas e capaz até mesmo de incorporar na dona da loja, a história parte para um rumo sombrio com o espírito começando a flexionar seus músculos. Quando as luzes se apagam, as três conseguem finalmente pegar o espírito de surpresa, deixando a casa ilesas — mas sem que Paz esqueça de deixar sua câmera monitorando a loja ao saírem.
Depois que elas conseguem expulsar o espírito do corpo da proprietária, conhecemos uma personagem muito importante para a história chamada Susanita, filha de uma mulher que mora na casa ao lado da loja. Durante uma conversa com a menina, Sagrario entra e conversa a sós com ela, fingindo entrevistá-la para um programa de televisão, mas acaba prevendo que algo de muito sinistro está acontecendo.

É que o espírito está usando a mãe da menina como receptáculo para realizar um plano sombrio em nada relacionado à loja de antiguidades ou à dona, o que é confirmado quando Paz assiste à filmagem da sua câmera durante a noite, a qual mostra a mãe chutando e abusando de Susanita. Não é ela de verdade, e já que ela está sendo controlada pelo espírito, que por sua vez é alimentado pela angústia e pela dor da menina.
A sua presença na mulher explica o motivo para que ele tenha “escrito” o nome “Quimi” no tabuleiro, já que esse é um autor que a menina admira secretamente. Em determinado momento, inclusive, a mãe possuída deixa Sagrario e Paz deixa Sagrario e Paz em apuros, sendo Glória a responsável por salvar as duas e manter o trio a salvo por completo.
Mais uma missão
Depois desse ocorrido, a fumante retorna ao prédio para confirmar um pressentimento que teve. Acontece que as demais escutam um grito bem alto e também vão ao local para resgatá-la e acabam vendo uma espécie de passagem secreta que leva para o porão do prédio. Com o local inundado devido a uma chuva forte, elas encontram a colega completamente possuída pelo espírito maligno.
No local, estão crânios e ossos bastante antigos, o que indica que o tal espírito habita o local já há muito tempo. E ele é muito mais forte do que a própria Glória, que tem anos de experiência com outros espíritos para lá de poderosos. Ela tenta se comunicar com as outras duas com a tradicional voz distorcida de espíritos, ao mesmo tempo que tenta libertar seu corpo dele.

A mulher tem visões com o Padre Pilon, que a incentiva a lutar contra o espírito, que é capaz de se apresentar como quiser. Ele consegue falar com a voz do próprio padre e até mesmo na voz do falecido marido de Sangraria. Após muita luta, Glória consegue libertar seu corpo, mesmo que sangrando e com uma concussão. Obviamente, ela pede um cigarro para comemorar.
O que era o espírito?
No fim, com a questão do demônio resolvida, o padre Pilon acaba morrendo e as três Assombrosas o homenageiam tomando um bom uísque. Só agora é revelado que o espírito misterioso pertencia a Sarmiento, um padre bastante cruel que foi mencionado brevemente no início do filme e que também atuava como caçador de bruxas além de sua profissão como padre.
Ele morava em uma reitoria que foi incendiada centenas de anos atrás e foi banido de sua arquidiocese justamente por caça às bruxas, mas continuou a caçar mulheres que considerava terem tal título e as matava com o objetivo de ultrapassar a marca de Pierre de Lancre, serial killer francês responsável pela morte de 81 mulheres.
Durante um dos seus “tribunais” de bruxaria, ele acabou morrendo queimado, da mesma forma como queimava suas vítimas. Os ossos e crânios localizados no porão pertenciam às 79 mulheres que ele havia matado. Ele foi o responsável por incorporar tanto na mãe de Susanita, quanto na dona da loja de produtos antigos, quanto em Glória.
Comentar