
Uma cena marcou a cerimônia do Oscar 2022 neste domingo, 27 de março. Após tirar uma brincadeira com a mulher de Will Smith, Chris Rock foi interrompido, Smith subiu ao palco em que estava o humorista e o desferiu um tapa contra seu rosto.
Veja também – Confira a lista completa de vencedores do Oscar 2022
Assim que aconteceu a cena de agressão, Rock continuou levando no bom-humor, mas imediatamente percebeu-se que a situação não era encenada e que realmente a intenção de Will Smith era agredi-lo após ter se sentido ofendido com as piadas de Chris Rock.
Depois, o astro de Hollywood levou a estatueta pelo prêmio de Melhor Ator por conta de sua atuação em King Richard: Criando Campeãs. Durante o seu discurso, ele aproveitou para comentar o episódio e pediu desculpas por ter se excedido.
“Quero pedir desculpas a Academia. Eu quero pedir desculpas aos meus colegas indicados“, disse o ator que, em seguida, repetiu um conselho recebido depois da agressão: “Em seu momento de maior grandeza, tome cuidado. É nessa hora que o Diabo te procurará“. “Espero que a Academia me convide de volta“, concluiu.
Veja também – Agressão de Will Smith a Chris Rock ao vivo no Oscar 2022 choca
A questão é que, mesmo com um pedido de desculpas, de acordo com informações do New York Post há chances dele perder a estatueta que levou na premiação, uma vez que sua atitude é repudiada pelo manual de conduta adotado na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
“Foi basicamente uma agressão. Todos ficaram chocados, foi muito desconfortável. Eu acho que o Will não aceitaria devolver seu Oscar, mas ninguém sabe o que vai acontecer agora“, disse uma fonte consultada pelo jornal norte-americano durante a notícia desta possibilidade vir a ocorrer a qualquer momento.
Veja também – Andrew Garfield diz que ‘Homem-Aranha’ merecia mais indicações ao Oscar
O Splash relembrou o que ocorreu em 2017 quando a CEO da Academia, Dawn Hudson, repercutiu os casos de assédio sexual que estiveram vindo à tona naquela ocasião. A nota da CEO esclarecia o posicionamento da instituição quanto a situações vexatórias na indústria cinematográfica:
“A filiação à Academia é um privilégio oferecido a um grupo seleto na comunidade global de cineastas. Além de conquistarem excelência nas artes e ciências audiovisuais, membros também devem se comportar de forma ética e respeitar os valores da Academia de respeito à dignidade humana, à inclusão e a um ambiente acolhedor que promova a criatividade […] A Academia se opõe categoricamente a qualquer forma de abuso, assédio ou discriminação com base em gênero, orientação sexual, raça, etnia, deficiência, idade, religião ou nacionalidade“
Procurada para comentar sobre o que aconteceria com Will Smith e Chris Rock, a Academia não respondeu. Entretanto, ao fim do Oscar 2022, o órgão responsável pela premiação disse através de suas redes sociais: “A Academia não tolera violência de qualquer forma“.
Comentar