
Uma das produções mais aguardadas para 2023 é a série One Piece, adaptação live-action de uma das séries de anime de maior sucesso de todos os tempos. Com uma forte divulgação, a Netflix pretende conquistar fãs do anime de todos os locais do mundo e até mesmo aqueles que não são familiarizados com o gênero, mas gostam de uma boa história em live-action.
Mas engana-se quem acha (será que alguém acha?) que One Piece será a primeira produção do Ocidente baseada numa história de mangá ou numa série de animes. Ao longo das últimas décadas, vários filmes e séries com a mesma pegada já foram produzidos — alguns até alcançando sucesso, mas outros altamente rejeitados tanto pelos fãs originais, quanto pelos novos.
Uma das empresas que mais investem pesado nesse tipo de adaptação é a Netflix, que vê no gênero a oportunidade certa para se valer de histórias de sucesso que já contam com grande potencial de conquistar o público cada vez mais exigente da atualidade. Por isso, neste post vamos falar sobre 6 adaptações live-actions de animes que estão disponíveis na Netflix!
Um Yakuza Genial: Tatsu Imortal
Comecemos falando de algo mais simples e num formato bastante diferenciado das demais filmes e séries que apresentaremos aqui. Trata-se de Um Yakuza Genial: Tatsu Imortal, que é uma minissérie em live-action produzida pela Netflix para divulgar o anime Gokushufudou: Tatsu Imortal, que chegou ao serviço de streaming fazendo bastante sucesso.
Um Yakuza Genial: Tatsu Imortal mostra as aventuras de um cara durão com talento para o trabalho doméstico que as realiza com cuidado meticuloso. O curioso é que cada episódio dessa minissérie é uma espécie de curta-metragem, com no máximo 7 minutos. Dessa forma, maratonar os dez episódios da produção não é nenhum sufoco, visto que eles não passam de uma hora.
Samurai X
Outro destaque na nossa lista é o anime Samurai X (ou Rurouni Kenshin, para os mais íntimos), o qual conta a história de Kenshin Himura, um pacífico espadachim que prometeu nunca mais matar. Entretanto, seu passado como assassino a serviço da Ishin Shishi faz o jovem Himura brandir novamente sua espada contra velhos e novos inimigos.
Samurai X já rendeu diversas adaptações live-action, com a primeira delas sendo Samurai X 1: O Filme (2012), que basicamente conta a história tradicional do herói do nosso anime. Ambientado no ano de 1868, após o fim da guerra Bakumatsu, Kenshin Himura pretende defender os necessitados sem matar e percorre o Japão com uma espada com lâmina invertida.
Alguns outros longa-metragem foram lançados após esse primeiro, sendo que o mais recente foi Samurai X: A Origem (2021), que é um original da Netflix que aborda a origem da mudança de história de Kenshin — especialmente após ele conhecer a doce Tomoe Yukishiro. Tanto Samurai X 1: O Filme, quanto Samurai X: A Origem estão disponíveis no catálogo da Netflix.
FullMetal Alchemist
Anime com um fundo científico, FullMetal Alchemist é um anime bastante interessante que se passa no período pós revolução Industrial Europeia, num cenário em que a alquimia é uma das mais avançadas técnicas científicas conhecidas pelo homem. Nesse universo, os irmãos Edward Elric e Alphonse Elric têm parte de seus corpos destruída após a fracassada tentativa de trazer suas mães de volta à vida.
A Netflix conta com três live-actions de FullMetal Alchemist em seu catálogo. O primeiro, de 2017, mostra a saga de Edward na tentativa de restaurar o corpo do irmão, o segundo (A Vingança de Scar) mostra os irmãos num embate com um serial killer, enquanto o terceiro (A Alquimia Final) acompanha a saga dos dois para enfrentar uma ameaça nacional que vem de outro mundo.
Cowboy Bebop
Outra série de animes bastante clássica é Cowboy Bebop, de gênero faroeste espacial e que se passa num futuro bem distante: o ano de 2071. A produção explora a vida de uma tripulação de caçadores de recompensas espaciais — isso, abordando questões não resolvidas do passado dos protagonistas, explorando temas como existencialismo, tédio, degradação ambiental e a solidão.
A Netflix também foi a responsável por fazer uma versão live-action desse clássico nos dias atuais. No filme homônimo de 2021, acompanhamos a saga dos caçadores de recompensa estilosos (mas sem grana) Spike, Jet e Faye. Eles rodam o sistema solar em busca de trabalho, mas ao mesmo tempo devem lidar com o passado de Spike e com o deles próprios.
Alice in Borderland
Outro anime bastante famoso é Alice in Borderland, que é uma adaptação curta da série de mangás homônima escrita e ilustrada por Haro Aso. A história acompanha a história dos jovens Ryohei Arisu, Daikichi Karube e Chota Segawa, que são transportados e presos em uma versã0 alternativa de Tóquio — onde são forçados a participar de jogos perigosos e bastante mortais.
Em 2020, a Netflix lançou sua adaptação original do mangá, a qual já conta com duas temporadas e mostra a saga dos três jovens na luta pela sobrevivência diante da obrigatoriedade de participar dos jogos mortais. Quando foi lançada, Round 6 foi bastante comparada com Alice in Borderland por seu conceito de jogos mortais auto-excludentes que tanto fez sucesso nos últimos anos.
Death Note
Nada melhor que terminar nossa lista falando de um dos (se não o) animes de maior sucesso da história. Death Note acompanha a saga de Light Yagami, um estudante do ensino médio que descobre um caderno sobrenatural chamado Death Note, no qual pode matar pessoas se os nomes forem escritos nele enquanto o portador visualizar mentalmente o rosto de alguém que quer assassinar. Mas ele não imaginava que L, um famoso detetive particular, frustraria seus planos.
Death Note foi adaptada com grande pompa pela Netflix em um live-action que foi lançado em 2017, mas o resultado não poderia ser pior. A versão real não agradou devido a vários problemas de mudanças no roteiro — incluindo na personalidade de alguns personagens principais —, fazendo com que Death Note se tornasse um fracasso. Mesmo assim, vale a pena dar uma chance ao filme, até mesmo para perceber e entender as mudanças realizadas.
***
Será que One Piece seguirá o mesmo caminho de Death Note, ou será um remake de sucesso? Aguardemos!
Comentar