
O mais novo filme francês da Netflix, Agente Infiltrado, está dando muito o que falar. Com uma história ágil, uma trama coesa e muito bem amarrada, o longa figura em primeiro lugar entre as produções mais assistidas do catálogo do serviço de streaming no Brasil e é certamente uma boa opção para este fim de semana.
Como o próprio nome já indica, o filme mostra a saga de um agente infiltrado na tentativa de desmontar uma operação e capturar um suposto criminoso. Será que ele consegue? Como essa história começa, se desenrola e chega ao fim? É isso que veremos nesta publicação, com o final explicado de Agente Infiltrado!
O começo
O filme começa já com uma ótima cena de ação que mostra nosso protagonista, Adam Franco, sendo mantido em cativeiro ao lado de Sonia Gautier. Ele consegue escapar, mata todos os que o levaram para o local e atira em Sônia. É uma introdução que nos diz muito sobre o que veremos mais pela frente no longa, que logo mostra notícias sobre um ataque ao Etoile Hotel, em Paris (França).
O principal suspeito pelo ataque é Moktar Al Tayeb, um sudanês com fama de terrorista. Esse detalhe deixa o ministro francês Marconnet pra lá de preocupado, já que o Moktar havia sido chamado por ele ao país e ele não quer que essa informação vaze. Por isso, o político contacta seu chefe de inteligência Kruger para que ele “cuide” de Moktar e impeça que a verdade venha à tona.

Kruger investiga o sudanês e descobre sua relação bastante próxima com o chefe de um sindicato do crime chamado Victor Pastor. Como é bastante difícil se aproximar de Moktar, ele entende que alguém deve se infiltrar no grupo de Victor para finalmente chegar no alvo principal. Ele designa essa missão justamente a Adam, um dos seus mais competentes agentes.
Há, no entanto, um detalhe diferente nessa operação. Adam não recebe nenhum pseudônimo e usa seu nome verdadeiro, dada a urgência do caso. Ele consegue entrar no sindicado chantageando um membro responsável pelas novas contratações e rapidamente chama a atenção de Victor, que o contrata. Agora, o protagonista só tem que ganhar a confiança do chefe.
Um novo rival
Logo, ele acaba descobrindo sobre a existência de Amet, um chefe do crime que tem causado problemas para Victor. Bastante preparado, ele consegue cuidar dos capangas do rival de Victor enviados para uma de suas boates — o que o faz conhecer Natalya, esposa do seu chefe que também é responsável por dirigir a boate e o agradece por ter finalizado a confusão.
Por causa desse episódio, Victor acaba descobrindo sobre o passado de Adam e sua reputação, o convidando para que ele seja guarda-costas de seu filho, Jonathan. Os dois ficam bastante próximos após o agente proteger o menino de valentões na escola, mas Helene, irmã do pequeno, fica temerosa por descobrir que Adam matou alguém no tribunal no passado.

Tudo fica bem quando ela percebe que o assassinato aconteceu porque o falecido havia estuprado o irmão mais novo de Adam, que acabou perdendo a cabeça e cometeu um ato de vingança ao matá-lo.
Moktar é culpado? Adam é pego?
Na sequência, a trama passa a focar no alvo principal de nossa história, Moktar tem flashbacks que mostram o que realmente aconteceu no dia do ataque ao hotel do qual ele é um dos principais suspeitos. Ao contrário do que dizem os jornais, ele e sua família foram repentinamente atacados, e não o contrário — portanto, Adam está caçando a pessoa errada.
Mas ele não sabe disso, então continua tentando descobrir mais sobre o suposto terrorista e tenta grampear o escritório de Victor. Ele é pego agachado abaixo da mesa do chefe, mas acaba se safando ao contar que estava brincando de esconde-esconde com Jonatham. Mais tarde, ele consegue colocar a escuta em um lugar menos óbvio com sucesso.
Com isso, ele e seus dois colegas infiltrados — Mona e Cisko — conseguem interceptar uma conversa entre Moktar e Victor, ambos discutindo uma determinada operação a ser realizada no dia seguinte. Achando se tratar de algo perigoso e potencialmente outro ataque como o do hotel, Kruger e Marcomet ficam bastante preocupados e entendem que o suposto terrorista deve ser eliminado quanto antes.

Enquanto isso, Adam continua seu trabalho de infiltrado e trabalha como motorista em uma operação da gangue Victor para roubar um banco. A coisa dá errado quando os homens ade Amet chegam ao local e fazem um verdadeiro estrago. Eles saem altamente feridos e só sobrevivem para contar a história graças a Adam, que age como herói os salvando.
Adam descobre que Natalya foi a grande responsável por revelar a Amet o assalto ao banco a aconselha a fugir, já que Victor a mataria sem piedade ao descobrir. Com a fuga, Amet acredita que foi traído pela mulher — que era sua aliada às escondidas — e sequestra Jonathan, ao mesmo tempo que Adam decide seguir Moktar para eliminá-lo de uma vez por todas.
Mais desdobramentos
Amet pede um resgate por Jonathan, mas Victor se recusa a pagar para não ceder dinheiro ao seu maior rival e também porque o menino não é seu filho biológico. Mais uma vez, o salvador da pátria é Adam, que quando descobre sobre o sequestro pede para que Cisco continue sua missão de seguir Moktar, enquanto ele tentará salvar o menino.
Cisko finalmente encontra Moktar e o coloca sob a mira de sua arma, mas acaba levando um tiro pelas costas de Assan, primo do suposto terrorista, e os perde de vista. Ao mesmo tempo, Adam enfrenta e mata os muitos capangas de Amet e finalmente chega ao criminoso, o matando com um tiro para salvar a vida de Jonathan, seu grande amigo.

Bastante ferido, Adam se recupera ao mesmo tempo em que tem flashbacks de quando matou o homem no tribunal. Foi Kruger quem ofereceu a ele uma maneira de escapar da prisão ao tornar-se um agente. Após se recuperar, ele acaba sendo preso pela polícia e consegue se livrar ao mostrar seu número de série, o qual prova que ele é um agente infiltrado.
Só que um dos membros do sindicato de Victor testemunha essa interação e revela ao chefe o verdadeiro objetivo de Adam em fazer parte do grupo. O líder manda três homens para matar o protagonista, que é salvo graças a Mona, que consegue eliminar os criminosos, mas acaba sendo morta devido aos graves ferimentos durante o confronto.
A verdade sobre Moktar
A essa altura, já sabemos que Moktar não era o culpado pelo ataque terrorista no hotel, mas ainda há dúvidas quanto à operação sobre a qual ele falava com Victor. A verdade vem à tona quando Adam finalmente encontra o sudanês e seu primo e os coloca sob a mira de sua arma, os obrigando para que revelem sobre o que era a operação que discutiram anteriormente.
Para a surpresa do protagonista, a operação era, literalmente, uma operação cirúrgica na filha de Moktar, que ficou gravemente ferida devido ao ataque ao hotel do qual ele foi vítima. Ele ainda revela que foi convidado por Marconnet para ir à França para discutir um cessar-fogo entre os seus dois países e afirma que só está lutando pelos direitos de sua nação.

Sem medo de ser morto, Moktar pede a Adam apenas a chance de se despedir de sua filha — pedido que é concedido pelo nosso mocinho. Mas parece tarde demais, já que ambos são emboscados pelos agentes especiais enviados por Kruger para uma operação de limpeza. Moktar é morto, mas Adam e Assan conseguem fugir com sucesso do local.
Um final agridoce…
No final da trama, Helene é presa e Jonathan levado pelas autoridades. Victor, por sua vez, mata Natalya pela traição, mas acaba tendo um destino tão péssimo quanto o da esposa ao ser assassinado pelas operações. Helene é dispensada e decide entrar em contato com Adam após não obter notícias sobre o irmão, marcando com o protagonista em um ponto de ônibus.
Adam chega com Jonathan e promove o reencontro entre os irmãos, mas eles são surpreendidos por um dos agentes especiais que objetivam matar a jovem. Felizmente, o nosso agente infiltrado dá uma de herói novamente, consegue acabar com a operação em segundo plano e segue com os dois irmãos na viagem de ônibus, todos em silêncio.
Após a operação, a filha de Moktar está viva e bastante saudável, ao mesmo tempo em que o convite de Marconnet para Moktar ir à França vaza na imprensa, o que tem grande potencial para colocá-lo com Kruger em maus lençóis, visto que a verdade sobre o ataque terrorista ainda não veio à tona.
Comentar