Início » A Caçada: saiba o que acontece com Hitler e entenda o final da 2ª temporada
Amazon Prime Video Destaque Lançamentos do Amazon Prime Video Notícias

A Caçada: saiba o que acontece com Hitler e entenda o final da 2ª temporada

A série A Caçada, do Prime Video
A série A Caçada, do Prime Video (Foto: Divulgação)

Produções que misturam ficção com realidade são bastante interessantes. Na semana passada, por exemplo, falamos sobre um filme que imagina o período em que o escritor Edgar Allan Poe esteve na Academia Militar nos Estados Unidos. Hoje, vamos falar de um período da história bem mais amplo e conhecido: o nazismo.

É sobre o que trata a segunda temporada da série A Caçada (Hunters), que chegou recentemente ao catálogo do Amazon Prime Video. A produção mostra a história de um grupo de caçadores de nazistas que buscam o grande prêmio de suas carreiras: a “cabeça” de Hitler, líder supremo do regime Nazista que até hoje representa uma das maiores manchas da história da humanidade.

Jonah e os demais integrantes de seu grupo se juntam a novos aliados para caçar o grande vilão da história, o qual eles descobriram estar mais vivo do que nunca — ao contrário do que se imaginava. Nesta publicação, vamos observar o que acontece nessa história e tentar entender um pouco da intenção dos roteiristas.

O contexto da temporada

A segunda temporada começa quando já se passaram dois anos desde que os Caçadores se viram pela última vez. Na temporada anterior, eles se separaram após uma missão dar terrivelmente errado na Espanha. Mesmo assim, alguns deles como Jonah continuaram o trabalho — este, por exemplo, na sua busca contra Biff Simpson.

Jonah, inclusive, acredita ser este o seu maior desafio, mas esse sentimento é alterado quando ele descobre que Hitler está vivo. Com essa descoberta, ele vai até Millie, a qual reúne novamente o grupo em busca do objetivo de capturar o líder autoritário da Alemanha Nazista.

A série A Caçada, do Prime Video (Foto: Divulgação)
A série A Caçada, do Prime Video (Foto: Divulgação)

Antes de iniciar a caça, o grupo descobre que há mais alguém que já está procurando Hitler há muito tempo, uma mulher chamada Chava Apfelbaum. Ela tem caçado o criminoso desde que foi libertada dos campos de concentração, tendo trabalhado secretamente com Harriet.

Isolando as diferenças e se unindo em torno de um objetivo maior, a equipe dá de tudo para encontrar Hitler, o qual é finalmente capturado depois de muito derramamento de sangue. Com a ajuda de Zev, Jonah afasta o vilão de seu porto seguro e o apresenta ao mundo para ser levado a julgamento por seus crimes contra a humanidade.

Um julgamento para Hitler

O líder da Alemanha Nazista tem direito a um julgamento justo, o que deixa nossos protagonistas receosos, visto que ainda existem muitos simpatizantes do Nazismo na sociedade. O grande temor é que a promotoria não seja capaz de provar os crimes de Hitler e que ele seja solto.

Porém, o temor chega ao fim quando a promotoria usa o ego de Hitler contra ele e o faz confessar tudo no depoimento. Ele é condenado a passar o resto da vida na prisão, sem a possibilidade de liberdade condicional — o que o leva a aceitar seu destino e até mesmo a tentar atentar contra a própria vida.

A série A Caçada, do Prime Video (Foto: Divulgação)
A série A Caçada, do Prime Video (Foto: Divulgação)

Mas a permanência de Hitler na Terra faz os seres humanos lidarem com um problema: seus seguidores permanecem na ativa e esperançosos de que ele voltará a reinar com suas ideias autoritárias. Um desses seguidores é Travis, que ao lado de Eva Braun — esposa do ditador —, consegue libertar o seu líder supremo.

Mas o objetivo dos dois é, na verdade, herdar o poder de Hitler. Ela, planeja matar o marido e se livrar do corpo dele ali mesmo para se tornar a líder do regime. Porém, ela é assassinada por Travis, que antes de conseguir ascender ao poder é alcançado pelos caçadores e pela polícia, que jogam Hitler numa prisão para cumprir sua sentença.

Uma linha do tempo alternativa

Na cela, Hitler se depara com um guarda da prisão, o qual se dirige a ele apenas por um número e enfia comida em seu quarto — cena que tem um fundo pra lá de filosófico e conceitual. Provavelmente, os roteiristas quiseram passar a ideia de como deveria ter sido o final de Hitler de verdade.

Em vez de se matar como uma saída mais fácil, Hitler deveria ter sido forçado a enfrentar seus próprios crimes como o resto do mundo, passando o resto de sua vida na prisão. No final, ele acabou sendo reduzido a apenas um número, tratamento semelhante ao dado por seu regime aos milhões de pessoas em campos de concentração.

Despojado de seu nome e de sua identidade — duas coisas que lhe davam extremo orgulho —, Hitler assim prova um pouco do seu próprio remédio, virando assim um prisioneiro numerado para o resto de sua vida.

E quanto a Travis?

Os protagonistas de A Caçada refletem constantemente sobre a natureza de suas ações — o que os separa das pessoas que estão caçando. Quando falamos dos antagonistas, no entanto, as suas ambições e intenções são muito bem definidas, principalmente a de Travis, que gosta de viver na escuridão e pretende que o mundo também esteja inserido nela.

A série A Caçada, do Prime Video (Foto: Divulgação)
A série A Caçada, do Prime Video (Foto: Divulgação)

Favorito do Coronel na primeira temporada, na segunda ele mostra um enorme comprometimento com a causa nazista, disposto a fazer o que for preciso para se tornar o grande sucessor de Hitler — não importando quem tenha que matar para conseguir o que quer (como fez com Eva).

O rapaz é o exato retrato de Hitler quando jovem, sendo ainda a representação dos neonazistas do mundo de hoje, com uma crença cega que foi alimentada e criada por várias fontes. Pessoas como Travis são um perigo para o mundo, uma ameaça e possibilidade de repetir os piores momentos da história.

Um contraponto

Enquanto é o retrato de Hitler, ele é o oposto de Jonah, que sabe que ser um caçador significa exigir justiça. O que começou com a captura do assassino de sua avó logo se expandiu na luta por justiça para milhões de pessoas mortas e torturadas sob o regime nazista.

Jonah acreditava fielmente que Hitler seria sua missão final e que se aposentaria após a captura do vilão. Porém, depois que ela acontece, ele percebe que o trabalho ainda não acabou, visto que sempre haverá um nazista na esquina tentando alguma trama nefasta com suas ideias racistas e autoritárias.

A série A Caçada, do Prime Video (Foto: Divulgação)
A série A Caçada, do Prime Video (Foto: Divulgação)

Na última cena da série, Jonah e Clara estão em Lua de Mel e Miami, o que indica que ele finalmente se aposentou. No entanto, a viagem não foi uma simples escolha de férias para o protagonista, que está seguindo outro nazista e continua com sua missão e sua vida corrida de caçador.

Isso era esperado, visto que Hitler não cometeu todas as atrocidades do Nazismo sozinho. Ele simplesmente deu as ordens. Outras pessoas foram as responsáveis por executá-las e continuam vivas por aí, o que impede que os caçadores terminem seus trabalhos e se aposentem.

***

Como Travis consegue fugir no final, há uma possibilidade desse ser o fio condutor de uma futura temporada. Seria ele o maior vilão da continuação da história? Será que teremos todas as respostas que não foram respondidas na segunda? Aguardemos.

Sobre o autor

Douglas Nascimento

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário